Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16637
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, William Mello de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-01T18:57:03Z | - |
dc.date.available | 2023-08-01T18:57:03Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16637 | - |
dc.description.abstract | Esse projeto resume-se a uma pesquisa qualitativa de método fenomenológico. Como objetivo principal, focou-se em compreender como os psicoterapeutas humanistas vivenciam a questão do diagnóstico infanto-juvenil na clínica. A metodologia utilizada foi o Método Fenomenológico de Investigação em Psicologia de Giorgi e Sousa, e o instrumento escolhido foi a entrevista fenomenológica. A pesquisa contou com a participação de três psicoterapeutas, cada um com uma das três abordagens da psicologia humanista, todos eles possuíam dez ou mais anos de atuação na clínica Infanto-Juvenil. A partir dos resultados obtidos e discutidos, foi possível perceber que a inversão de uma ordem médica, predominantemente focada no transtorno e na remissão de seus sintomas em detrimento da pessoa, é necessária para o início de todo processo psicoterapêutico. Foram apresentadas formas de manejo terapêutico em crianças e adolescentes, específicas e gerais, que passam pela promoção de um ambiente de acolhimento, liberdade, ludicidade e envolvimento. Foi identificada a importância da interdisciplinaridade no processo diagnóstico, tanto para sua realização, quanto para o seu tratamento. Destacou-se que o diagnóstico carrega intenções e subjetividades, portanto, há necessidade de um alerta para verificação do motivo e o principal interessado em sua elaboração. Conclui-se que existe o risco de o diagnóstico implicar repercussões sociais e pessoais negativas para crianças e adolescentes, além de possuir, muitas vezes, caráter determinista, o que pode resultar em efeito contrário ao da busca da saúde e, por isso, deve ser feito com cautela. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-01T18:53:18Z No. of bitstreams: 1 William.pdf: 382515 bytes, checksum: 7b8d41c55fd746b7d7124eefdaa35d58 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-01T18:57:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 William.pdf: 382515 bytes, checksum: 7b8d41c55fd746b7d7124eefdaa35d58 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-01T18:57:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 William.pdf: 382515 bytes, checksum: 7b8d41c55fd746b7d7124eefdaa35d58 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Psicoterapeuta humanista | pt_BR |
dc.subject | Clínica infanto-juvenil | pt_BR |
dc.title | O que meu filho tem?: o diagnóstico para psicoterapeutas humanistas na clínica infanto-juvenil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2023 | - |
dc.identifier.orientador | Jordana Calil Lopes de Menezes de Oliveira | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
William.pdf | 373.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.