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dc.contributor.authorLopes, Yasmim de Lima-
dc.date.accessioned2023-08-01T19:00:07Z-
dc.date.available2023-08-01T19:00:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16639-
dc.description.abstractAs Atribuições de Causalidade Intrapessoais referem-se às causas atribuídas a situações que ocorrem no dia a dia, visando explicar e entender o ambiente no qual o sujeito está inserido, com foco nos resultados positivos ou negativos, especialmente nos inesperados. No que diz respeito à atribuição de causalidade no contexto escolar, esta irá se referir às interpretações individuais atribuídas pelos estudantes ao fracasso e ao sucesso escolar e como isso impacta suas emoções, comportamentos subsequentes e suas expectativas futuras, interferindo, assim, na sua motivação de modo prospectivo. A presente pesquisa tem por objetivo fazer um levantamento das atribuições causais conferidas ao sucesso e ao fracasso percebido na escola de estudantes com transtorno do espectro autista na fase da adolescência. Participaram da pesquisa oito estudantes diagnosticados com TEA de uma escola pública, sendo sete do sexo masculino e um do sexo feminino com idades entre 13 e 18 anos. Foram utilizados quatro instrumentos de coleta de dados, sendo o primeiro a Escala Atribuições de Causas para o Sucesso e Fracasso Escolar (EAC-SFE), adaptação do instrumento Escala Atribuições de Causas para a Compreensão de Leitura (EAC-CL) produzido por Ferraz e Santos (2019); o segundo instrumento intitulado “Identificando emoções” com objetivo de verificar as habilidades dos participantes em identificar as seis emoções primárias; o terceiro consistindo em uma autoavaliação do desempenho geral na escola e por fim, um questionário de identificação. Os três últimos instrumentos foram construídos pela autora. A coleta de dados aconteceu a partir do contato individual com cada participante e seus responsáveis, após a autorização do comitê de ética. As entrevistas foram realizadas presencialmente no ambiente escolar com duração média de 20 minutos. O procedimento de análise de dados foi realizado utilizando o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS; versão 25.0) (IBM Corp, 2017). Compreender as atribuições causais intrapessoais dos adolescentes com Transtorno do Espectro Autista é fundamental para identificar os impulsionadores do seu comportamento. No que se refere às atribuições causais atribuídas a cada situação hipotética, nota-se que os estudantes com TEA tendem a atribuir principalmente a capacidade como causa para as situações positivas, sendo seguida de esforço, estratégia e professor respectivamente. Para as situações negativas, as causas atribuídas às situações hipotéticas foram mais variadas, assim como as respostas atribuídas a cada dimensão. É importante ressaltar que o autoconceito que os estudantes possuem influencia a aprendizagem e o desempenho escolar. Estudantes com autoestima positiva obtêm melhores resultados e o fracasso escolar está ligado a baixa expectativa de sucesso e perda de motivação, característica fundamental para o desenvolvimento do estudante (Carneiro, Martinelli & Sisto, 2003) . Os resultados dessa pesquisa contribuem na identificação do que motiva estudantes com Transtorno do Espectro Autista para que assim seja possível buscar estratégias de ensino eficazes para a aprendizagem desse grupo e sua relevância se dá devido a um baixo número de produções científicas a respeito do assunto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-01T18:59:53Z No. of bitstreams: 1 Yasmim de Lima Lopes.pdf: 2333129 bytes, checksum: 069e9d4fef0bb77ffaf34309d5186466 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTranstorno do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectAtribuições causais intrapessoaispt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.titleAs atribuições causais intrapessoais dos adolescentes da educação básica diagnosticados com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorAdriana Satico Ferrazpt_BR
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