Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16739
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fonseca, Paula Catherina Monteiro de Assis | - |
dc.contributor.author | Araujo, Eliete de Pinho | - |
dc.contributor.author | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-24T14:07:43Z | - |
dc.date.available | 2023-08-24T14:07:43Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16739 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa inicia em pontuações no histórico da representação gráfica arquitetônica para alcançar a era da computação voltada para a modelagem tridimensional e renderização. Renderização tem sido utilizada para apresentar, vender e se comunicar com clientes por meio das imagens geradas digitalmente. O objetivo nesta dissertação é apresentar uma melhor comunicação do projeto entre profissionais de arquitetura com o cliente ou público-alvo, por meio da renderização. E, nesta dissertação é discorrido um panorama do desenvolvimento da representação gráfica arquitetônica na história até a atual tecnologia para imagem de projetos, a renderização. Como metodologia, a pesquisa se baseou em referências bibliográficas, comparações, coleta de dados, análise dos dados e relatos de experiências da pesquisadora. Como resultados, o homem da pré-história representava o que via de maneira literal e figurativa; a sociedade evoluiu para as primeiras tentativas de como registrar dados de posse e comércio dando origem à escrita, simbologias e desenhos para representar as mecânicas que estavam sendo descobertas e entendidas por pessoas que exploravam as ramificações da engenharia, surgindo os primeiros livros de engenharia e arquitetura. Pesquisas e experimentos foram investidos para criar softwares que representassem projetos por meio digital, a partir da década de 60 (era da computação). Escritórios de arquitetura, produtoras de filme e agências de marketing viram potencialidade na renderização como meio para melhorar e agilizar comunicação entre o projeto, cliente e arquiteto. A conclusão responde ao objetivo geral desta pesquisa, que por meio do referencial teórico foi apresentado o histórico por trás da renderização, comprovando que a expressão gráfica é um meio de comunicação entre o arquiteto e cliente presente durante séculos até os dias atuais. Também foi comprovado por meio do questionário online que, os arquitetos dão importância e fazem uso da renderização, como uma ferramenta de comunicação efetiva com o cliente. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-24T14:07:43Z No. of bitstreams: 1 Desenvolvimento da representação gráfica até a renderização.pdf: 180230 bytes, checksum: 397ca2d8856244d9266d4c41f61c2755 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-24T14:07:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Desenvolvimento da representação gráfica até a renderização.pdf: 180230 bytes, checksum: 397ca2d8856244d9266d4c41f61c2755 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Renderização | pt_BR |
dc.subject | Representação gráfica | pt_BR |
dc.subject | História da arquitetura | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da representação gráfica até a renderização | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.date.criacao | 2023 | - |
Appears in Collections: | CADERNO DE DISSERTAÇÕES MESTRADO DE ARQUITETURA E URBANISMO - v. 4, n. 1, 2022 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Desenvolvimento da representação gráfica até a renderização.pdf | 176.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.