Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16742
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCiarallo, Gilson-
dc.date.accessioned2023-08-29T14:06:24Z-
dc.date.available2023-08-29T14:06:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCIARALLO, Gilson. Caminhos da produção do saber acadêmico-científico: características, planejamento e estruturação do trabalho acadêmico. 2. ed. Brasília: CEUB, 2023.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7267-140-8-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16742-
dc.description.abstractOs textos que reuni aqui foram escritos em momentos diferentes, durante os últimos anos, considerando lacunas nos saberes ou necessidades diversas dos alunos, que se iam apresentando ao longo das relações de ensinagem (ensino + aprendizagem) que partilhamos. Em parte por isso este livro pode ser lido de várias maneiras: num ato contínuo, a fim de dar conta de todo o conteúdo produzido, para a formação do pesquisador; apenas a parte que interessa, considerando necessidades de estudo específicas do leitor; ou como um manual de consulta, que pode ficar a disposição dos pesquisadores menos experientes a fim de fornecer informações que vão emergindo na prática da pesquisa. Na primeira parte do livro há elementos de reflexão epistemológica, que tratam da natureza e dos objetivos do saber acadêmico-científico. Essa reflexão inicial é muito importante porque contribui para dar sentido às diversas ações de pesquisa com as quais o estudante se depara em sua formação. O prazer de que falei acima, e que porventura se encontra no processo de descoberta, está intimamente relacionado com a elucidação desse sentido, tornando significativo o ato de pesquisar. Na segunda parte são feitas considerações diversas acerca do planejamento da pesquisa, salientando o raciocínio inicial do pesquisador (tema e problema de pesquisa) a fim de planejar sua pesquisa, assim como as diversas fases posteriores (fundamentação teórica e procedimentos metodológicos) com que precisará se preocupar a fim de vislumbrar adequadamente a pesquisa delineada. Achará muito útil essa parte o estudante que tem diante de si a tarefa de produzir um projeto de trabalho acadêmico, geralmente o projeto de TCC que gerará a trabalho final de um curso de graduação ou de pós-graduação. A terceira parte trata da organização de trabalhos acadêmicos, primeiramente com a descrição das normas mais importantes que o pesquisador deve considerar na produção de seus textos acadêmico-científicos. Em seguida, descreve-se a estruturação de trabalho acadêmico, usando para isso a modalidade mais recorrente nos trabalhos de conclusão de curso: a monografia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-29T14:06:09Z No. of bitstreams: 1 CAMINHOS DA PRODUÇÃO DO SABER ACADEMICO-CIENTÍFICO - 2 EDIÇÃO.pdf: 1395644 bytes, checksum: 75b20d72a9bbb4b1bd72e2b3a62d945e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-08-29T14:06:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CAMINHOS DA PRODUÇÃO DO SABER ACADEMICO-CIENTÍFICO - 2 EDIÇÃO.pdf: 1395644 bytes, checksum: 75b20d72a9bbb4b1bd72e2b3a62d945e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-29T14:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAMINHOS DA PRODUÇÃO DO SABER ACADEMICO-CIENTÍFICO - 2 EDIÇÃO.pdf: 1395644 bytes, checksum: 75b20d72a9bbb4b1bd72e2b3a62d945e (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEstrutura do trabalho acadêmicopt_BR
dc.subjectMetodologia científicapt_BR
dc.titleCaminhos da produção do saber acadêmico-científico: características, planejamento e estruturação do trabalho acadêmicopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.date.criacao2023-
Appears in Collections:BIB - EBooks

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMINHOS DA PRODUÇÃO DO SABER ACADEMICO-CIENTÍFICO - 2 EDIÇÃO.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.