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dc.contributor.authorObando, Juliane Mesquita-
dc.date.accessioned2023-10-11T12:01:15Z-
dc.date.available2023-10-11T12:01:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationOBANDO, Juliane Mesquita. Educação sexual: o papel da escola na prevenção da violência sexual contra as mulheres. 2021. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16758-
dc.description.abstractAs escolas não se limitam a um espaço de transmissão de conhecimentos, mas também correspondem a um ambiente que deve ser voltado à promoção do desenvolvimento das pessoas através da transmissão de valores, crenças e ideias que possam contribuir com a construção de uma cultura de paz para além dos muros das escolas. Tendo isso em vista, o presente estudo buscou analisar os significados atribuídos por professores/as do Ensino Médio e por jovens adultos/as à Educação Sexual e como a mesma pode contribuir com a prevenção de situações de violência sexual contra as mulheres. Para tanto, foram realizadas dez entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Ensino Médio, e seis jovens adultos/as. Após a realização das entrevistas, foram construídas três categorias analíticas temáticas: a) Gênero, pertencimento étnico-racial, educação e violência em discussão; b) Educação sexual no contexto escolar hoje: Uma educação para a prevenção?; e c) Educação sexual nas escolas: desafios e possibilidades. Os resultados da pesquisa indicaram que apesar da educação sexual ainda se concentrar em discussões voltadas aos aspectos biológicos do corpo humano, é de extrema importância o desenvolvimento de uma educação sexual ampla nas escolas, que aborde as diferentes facetas da sexualidade, tais como o afeto e a discriminação, de modo a contribuir com o combate à violência sexual contra as mulheres, tais como o afeto e a discriminação para o combate da violência sexual contra as mulheres; assim como ainda há diferentes barreiras para a implementação de uma educação sobre a sexualidade, tais como: a falta de apoio da comunidade escolar, a ausência de capacitação profissional e preconceitos/ valores pessoais dos/as profissionais das escolas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-10-11T12:01:03Z No. of bitstreams: 1 61950063.pdf.pdf: 1968144 bytes, checksum: 725e0cc947d4cad5f1879f01d0441abb (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleEducação sexual: o papel da escola na prevenção da violência sexual contra as mulherespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2021-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
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