Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16760
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOkada, Alberto Erich Steimber de Pereira-
dc.date.accessioned2023-10-18T11:53:19Z-
dc.date.available2023-10-18T11:53:19Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOKADA, Alberto Erich Steimber de Pereira. As experiências subjetivas de professores e estudantes no contexto da transformação digital do ensino superior. 2023. Disssertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16760-
dc.description.abstractEste estudo explora as transformações recentes na educação, impulsionadas pela pandemia de COVID-19 e busca compreender as experiências subjetivas de professores e estudantes do ensino superior - nas fases de iniciação e na maturidade dos processos de mudança - em meio à digitalização da educação. A Teoria da Subjetividade foi a base para investigar as interações complexas e simbólicas-emocionais dos participantes. O estudo adota o método construtivointerpretativo, que valoriza a subjetividade e reconhece a singularidade de cada participante como uma categoria epistemológica fundamental para a geração de conhecimento. As dinâmicas conversacionais foram a base para a construção das informações, caracterizadas pela qualidade do processo relacional dialógico. A construção do conhecimento ocorreu por meio da elaboração de indicadores de sentidos subjetivos, os quais se configuraram nos participantes de forma individual e social. As vivências educacionais compartilhadas pelos participantes incluíram experiências em aulas presenciais, remotas e híbridas, com destaque ao uso intensivo das TDICs - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, entre outros aspectos. A discussão central concentrou-se nos desafios enfrentados por professores e alunos moldados pela transformação digital, bem como na integração dessas experiências para futuras vivências no contexto da educação digital. A partir das informações analisadas foi possível reconhecer o valor das experiências subjetivas vivenciadas pelos participantes durante cada etapa de mudança (presencial-remoto-presencial), com impactos na sua formação em diversos contextos, sejam eles pessoais, familiares, acadêmicos, profissionais e comunitários. Essas questões ressaltam a complexidade da transição ao "novo normal" no ensino presencial após um período prolongado de ensino remoto. Refletir sobre a subjetividade que se configura nessas implementações colabora com as futuras mudanças inerentes aos processos de ensino e aprendizagem que ainda estão por vir, além de abrir novas possibilidades de inovação diante da digitalização da educação. O estudo favorece a compreensão da importância da participação ativa das pessoas envolvidas na emergência do agente/sujeito na educação com maior inclusão, respeito à diversidade, autonomia, maturidade, vontade para aprender e que seus atores estejam comodamente implicados na construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-10-18T11:53:03Z No. of bitstreams: 1 Alberto Erich Okada.pdf: 1839608 bytes, checksum: 1437d70bce3c371b855fbff3cb3d43dc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-10-18T11:53:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Alberto Erich Okada.pdf: 1839608 bytes, checksum: 1437d70bce3c371b855fbff3cb3d43dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-10-18T11:53:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alberto Erich Okada.pdf: 1839608 bytes, checksum: 1437d70bce3c371b855fbff3cb3d43dc (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDigitalização da educaçãopt_BR
dc.subjectExperiências subjetivaspt_BR
dc.subjectTransformação digitalpt_BR
dc.subjectEducação digitalpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleAs experiências subjetivas de professores e estudantes no contexto da transformação digital do ensino superiorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorLuciana de Oliveira Campolinapt_BR
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alberto Erich Okada.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.