Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16831
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Anna Karolina Borges de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T19:34:52Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T19:34:52Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Anna Karolina Borges de. O cinema coreano e a semiótica: os signos representados em Parasita (2019). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16831 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo trata-se de uma pesquisa acerca da breve apresentação do fenômeno cultural “Hallyu” ou “Onda Coreana”, e busca contextualizar um pouco da história do cinema sul-coreano e sobre os filmes que mais marcaram a indústria local a cada ano. Também destaca alguns dos trabalhos que o diretor de cinema Bong Joon-Ho lançou ao longo de sua carreira. Logo depois é apresentado a Semiótica, que é o estudo dos signos e de todas as linguagens, sobre seus fundadores Charles Peirce e Ferdinand de Saussure, passando sobre as definições de signo, suas teorias e áreas de atuação, como a comunicação e o cinema, por exemplo. Por fim, utilizando as teorias da semiótica sobre signo, significado e significante, e também usando a linguagem cinematográfica, foi feita uma análise e interpretação dos signos presentes nas cenas do filme sul-coreano de sucesso Parasita (2019), onde o enredo trata da desigualdade entre as duas famílias que pertencem a diferentes níveis socioeconômicos e que passam a conviver no mesmo ambiente depois de uma sequência de acontecimentos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-09T21:05:56Z No. of bitstreams: 1 21903323.pdf: 853893 bytes, checksum: 8f286990bb9713ee3798d407b9bd0b52 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-10T19:34:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21903323.pdf: 853893 bytes, checksum: 8f286990bb9713ee3798d407b9bd0b52 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-11-10T19:34:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21903323.pdf: 853893 bytes, checksum: 8f286990bb9713ee3798d407b9bd0b52 (MD5) Previous issue date: 2022 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Coreia do Sul | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Signo | pt_BR |
dc.subject | Parasita | pt_BR |
dc.title | O cinema coreano e a semiótica: os signos representados em Parasita (2019) | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2022 | - |
dc.identifier.orientador | Sandra Araújo de Lima da Silva | pt_BR |
Appears in Collections: | JOR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21903323.pdf | 833.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.