Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16909
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPaula, Letícia Rodrigues de-
dc.date.accessioned2023-11-20T13:11:51Z-
dc.date.available2023-11-20T13:11:51Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPAULA, Letícia Rodrigues de. A influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasilienses. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16909-
dc.description.abstractA presente monografia acadêmica se propôs a investigar sobre a influência dos meios de comunicação e das relações sociais na decisão pelo consumo de álcool pelos adolescentes e adolescentes. A questão que este estudo buscou identificar é sobre qual fator exerce maior influência sobre os adolescentes – os grupos de referência ou a publicidade. O objetivo geral foi analisar como produções audiovisuais estrangeiras abordam o consumo de álcool e como essa estratégia pode influenciar o público-alvo. Para encontrar tais respostas, foi executada uma sondagem quantitativa, via formulário do Google, direcionada ao público infanto-juvenil entre 12 e 17 anos. A investigação foi dividida em três etapas: a primeira voltada para entender os gostos audiovisuais dos participantes e seu nível de identificação com os personagens de produções audiovisuais pré-selecionados; a segunda focada em conhecer os hábitos familiares e de amigos em relação ao consumo de álcool; e a terceira etapa direcionou perguntas diretamente para o consumo do indivíduo. Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que os fatores sociais, especialmente os grupos de referência, exercem uma influência maior sobre os adolescentes e desempenham um papel significativo na decisão pelo consumo de álcool por esse público.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-17T22:33:15Z No. of bitstreams: 1 21950033.pdf: 4412807 bytes, checksum: ab1807c80076c3217c9041e944e0286a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-20T13:11:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21950033.pdf: 4412807 bytes, checksum: ab1807c80076c3217c9041e944e0286a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-20T13:11:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21950033.pdf: 4412807 bytes, checksum: ab1807c80076c3217c9041e944e0286a (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConsumo de álcoolpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectInfluência socialpt_BR
dc.subjectProduct placementpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.titleA influência da comunicação e dos grupos de referência no consumo de álcool por adolescentes brasiliensespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorTatyanna Castro da Silva Bragapt_BR
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21950033.pdf4.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.