Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16912
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSeixas, Erik Dalla Barba de-
dc.date.accessioned2023-11-20T13:12:19Z-
dc.date.available2023-11-20T13:12:19Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSEIXAS, Erik Dalla Barba de. Posicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebol. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16912-
dc.description.abstractO estudo do caso do Clube de Regatas Vasco da Gama permite compreender a nova tônica no mercado esportivo, onde um time vende seu futebol para que uma outra empresa faça sua administração e gestão. O estudo tem como foco a análise das diferenças de posicionamento e estratégias adotadas pelo clube antes e depois da criação de sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A pesquisa aponta que o clube por muito tempo não adotou estratégia específica para melhorar seu posicionamento ou sua imagem, criando um posicionamento orgânico e não orquestrado para seu branding de marca. É evidente como o clube aproveitou do momento de necessidade de vender o futebol dele, após mais de 100 anos de existência, e criou seu primeiro trabalho de branding real. A pesquisa evidenciou a análise do mercado futebolístico brasileiro, os posicionamentos e a história do Vasco, as normas das SAFs e um possível caminho a ser seguido pelo clube. Somado a isso, foi possível observar que branding é crucial para o desenvolvimento e evolução dos times de futebol, assim como seu posicionamento de marca, a fim de que se tenha agregação de valores e postura positiva frente à sociedade. Assim sendo, constata-se que ainda há espaço para o estudo de novas estratégias, posicionamentos e do time.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Flávia Ferreira (flavia.ferreira@uniceub.br) on 2023-11-17T22:43:19Z No. of bitstreams: 1 21951704.pdf: 1809091 bytes, checksum: 1854696bd0d0868708126bf52bbe07ff (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-11-20T13:12:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21951704.pdf: 1809091 bytes, checksum: 1854696bd0d0868708126bf52bbe07ff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-11-20T13:12:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21951704.pdf: 1809091 bytes, checksum: 1854696bd0d0868708126bf52bbe07ff (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBrandingpt_BR
dc.subjectPosicionamento de marcapt_BR
dc.subjectMercado esportivopt_BR
dc.subjectVasco da gamapt_BR
dc.subjectSociedade anônima do futebolpt_BR
dc.titlePosicionamento da marca clube de regatas vasco da gama, como diferencial para sua sociedade anônima do futebolpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorMônica Pradopt_BR
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21951704.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.