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dc.contributor.authorMiranda, Ana Paula Vilela-
dc.contributor.authorSeixas, Maria Carolina de Araújo-
dc.date.accessioned2023-12-13T14:15:34Z-
dc.date.available2023-12-13T14:15:34Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16967-
dc.description.abstractOs psicoestimulantes são substâncias que atuam por mecanismos que favorecem o aprendizado, memória e concentração. Eles podem ter origem natural ou sintética, que necessitam ou não de prescrição médica para seu uso. Os principais estimulantes encontrados em nosso meio são a cafeína, bebidas energéticas, pó de guaraná e metilfenidato. Essas “smart drugs” são consumidas com frequência por estudantes e no meio acadêmico, o uso é encontrado em prevalência entre os estudantes de medicina. Isso se deve à possibilidade desses fármacos aumentarem o desempenho do aluno, efeito muito desejado visto a excessiva carga horária do curso, bem como a abundância de conteúdo e provas extensas. Assim, nota-se a alta procura pelas drogas, mesmo que essas tragam efeitos colaterais e possibilidade de dependência e tolerabilidade. O presente estudo teve como objetivo analisar a prevalência do uso de drogas de desempenho entre estudantes de medicina e descrever os principais efeitos colaterais percebidos pelos estudantes. Foi realizado, portanto, um estudo de caráter observacional e transversal, utilizando dados obtidos a partir de questionário anônimo disponibilizado pela plataforma Google Forms. Foi obtido uma amostra de 143 alunos do curso de medicina de uma universidade privada de Brasília, matriculados entre o 1º e 12º semestre. Foi encontrado a prevalência do sexo feminino e principal faixa etária entre 17 e 26 anos. Observou-se a prevalência do consumo de cafeína (83,92%) e bebidas energéticas (70,63%) na amostra, seguidas de pó de guaraná e metilfenidato, sendo que deste último, consumido por 16,78% dos estudantes, apenas 40% possuem prescrição para o uso. Em todos os estimulantes foi observado que o início do uso se deu antes da faculdade e a motivação principal foi a inibição do sono bem como o aumento da concentração. Os estudantes que consomem cafeína foram os que mais necessitam do aumento de dose para obter o mesmo efeito desde que iniciou o consumo e 62% percebem melhora no rendimento acadêmico após seu uso. Em contraponto, os usuários de todos os outros estimulantes analisados não compõem a maioria na percepção de melhora do rendimento. Ademais, os principais efeitos colaterais percebidos pelos alunos após o consumo dos fármacos são a cefaleia, taquicardia, ansiedade e tremores nas mãos. Sendo assim, foi possível observar a prática comum do uso de substâncias estimulantes entre os acadêmicos de medicina, bem como o aumento da utilização antes do período de avaliações, como encontrado nas principais pesquisas acerca do assunto. Infere-se a importância do debate acerca do uso descontrolado dessas substâncias, visto que, mesmo na presença de efeitos colaterais indesejados, a procura pelo consumo continua sendo prática recorrente entre os estudantes da área.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-12-13T14:15:24Z No. of bitstreams: 1 21753236.pdf: 500853 bytes, checksum: 988b3d50063907da8dd51955a89afd56 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicoestimulantespt_BR
dc.subjectDrogas de desempenhopt_BR
dc.subjectSmart drugspt_BR
dc.subjectEstudante de medicinapt_BR
dc.titlePrevalência do uso de drogas de desempenho entre estudantes de Medicina de uma instituição de ensino privada de Brasíliapt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.date.criacao2022-
dc.identifier.orientadorAlexsandro Barreto Almeidapt_BR
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