Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16981
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouto, Laís Araújo-
dc.contributor.authorMartins, Melissa Amorim-
dc.date.accessioned2023-12-13T19:18:04Z-
dc.date.available2023-12-13T19:18:04Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16981-
dc.description.abstractAs ligas acadêmicas (LAs) são organizações protagonizadas por estudantes com orientação de um docente, e se baseiam no tripé indissociável ensino, pesquisa e extensão. Nelas são desenvolvidas diversas atividades como aulas, simpósios, congressos e atividades assistenciais. O objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto da Liga Acadêmica na formação do estudante de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB). Nesse sentido, realizou-se um estudo transversal descritivo com estudantes do curso de medicina do CEUB no mês de Março a Agosto do ano de 2023. O instrumento de pesquisa foi um questionário aplicado via Google Forms. Foram respondidos um total de 100 formulários (questionários) e a média de idade dos entrevistados foi de 24 anos, sendo que a faixa etária que mais participou do estudo foi entre 22-25 anos. O estudo contou com a participação de alunos de todos os semestres da faculdade, com destaque para o nono (n=22) e décimo primeiro semestres (n=22). Quanto ao tempo de permanência e participação nas ligas a maioria (n=74) permaneceram mais de dois anos. A maioria dos entrevistados (n=84) consideraram que o interesse na futura especialidade é um dos principais motivos para ingressar na liga e 98 entrevistados consideraram que ela é importante para aprofundar seus conhecimentos na determinada área estudada. Por meio da liga, 24 entrevistados tiveram o primeiro contato com a pesquisa, e por influência da LA, 79 participaram de alguma atividade extra-curricular como extensão. Concluiu-se, que o impacto das ligas acadêmicas na formação do estudante de medicina do CEUB é positivo, no sentido de que contribui para que o acadêmico tenha um direcionamento na escolha de sua especialidade e contribui positivamente para a inserção do acadêmico de medicina na pesquisa e extensão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-12-13T14:26:54Z No. of bitstreams: 1 21805029.pdf: 656212 bytes, checksum: d3ddf6d83806f1b11ffa542463d52bc4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-12-13T19:18:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21805029.pdf: 656212 bytes, checksum: d3ddf6d83806f1b11ffa542463d52bc4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-13T19:18:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21805029.pdf: 656212 bytes, checksum: d3ddf6d83806f1b11ffa542463d52bc4 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLiga acadêmicapt_BR
dc.subjectCurrículo da Medicinapt_BR
dc.subjectFormação superiorpt_BR
dc.titleAvaliação do impacto da liga acadêmica na formação do estudante de Medicina do Distrito Federalpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorAna Cláudia de Souzapt_BR
Appears in Collections:PIC - Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21805029.pdf640.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.