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dc.contributor.authorSantos Sobrinho, Maria Fernanda-
dc.date.accessioned2023-12-21T14:52:00Z-
dc.date.available2023-12-21T14:52:00Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTOS SOBRINHO, Maria Fernanda. Vivências de estudantes universitárias lésbicas e bissexuais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17013-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar as implicações das práticas cotidianas no contexto acadêmico nas vivências de mulheres, estudantes universitárias, lésbicas e bissexuais. Buscou-se entender de que forma estudantes universitárias lésbicas e bissexuais vivenciam as interações sociais no contexto acadêmico. Foi utilizada a metodologia qualitativa de investigação, mediante a realização de entrevistas individuais semiestruturadas virtuais. Participaram da pesquisa quatro mulheres cisgêneros, sendo uma lésbica e três bissexuais, de diferentes pertencimentos étnico-raciais, maiores de 18 anos. Todas as participantes cursavam o ensino superior no momento de realização das entrevistas. As informações foram analisadas e interpretadas através do método de análise de conteúdo, em sua vertente temática. Após as transcrições das entrevistas, foram elaboradas três categorias analíticas temáticas, a fim de nortear o trabalho interpretativo. Os resultados da pesquisa indicaram um contexto universitário descrito como seguro para as vivências de mulheres lésbicas e bissexuais, mas foram identificadas circunstâncias que podem influenciar essas vivências, como um ciclo social composto predominantemente por pessoas da comunidade LGBTQIAP+ e cursos predominantemente frequentados por mulheres. Nas entrevistas realizadas, ocorreram relatos de discriminações lesbofóbicas, bifóbicas e sexistas, permeados por assédios, sexualização, fetichização e deslegitimação das relações afetivo-sexuais entre mulheres. Além disso, houve divergências nos relatos de estudantes de universidades pública e privada, no que se refere a ações no contexto acadêmico que propiciem a desconstrução da bifobia, lesbofobia e sexismo, na direção da valorização da diversidade e da prevenção da violência, mas houve consenso em relação ao potencial da psicologia, em contribuir com mudanças nessa direção.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2023-12-21T14:11:31Z No. of bitstreams: 1 21906534.pdf: 1333706 bytes, checksum: e9c5830822bbd4873cb5753392482360 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-21T14:52:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21906534.pdf: 1333706 bytes, checksum: e9c5830822bbd4873cb5753392482360 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBifobiapt_BR
dc.subjectLesbofobiapt_BR
dc.subjectSexismopt_BR
dc.titleVivências de estudantes universitárias lésbicas e bissexuaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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