Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17054
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Carolinne Teodoro | - |
dc.contributor.author | Lima, Sofia Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-26T14:43:15Z | - |
dc.date.available | 2024-01-26T14:43:15Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17054 | - |
dc.description.abstract | Foi realizado um estudo transversal do sofrimento mental com 262 professores do ensino público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Utilizou-se os questionários Self-Report Questionnaire para a avaliação de distúrbios psíquicos menores, o inventário de ansiedade Beck, o inventário de depressão de Beck e um questionário auto-elaborado para informações sociodemográficas e de morbidade autorreferida. Os testes Qui-quadrado, Exato de Fisher e Kruskal-Wallis foram utilizados na análise dos dados obtidos. Foram encontrados distúrbios psíquicos menores e depressão em 66% dos professores, e ansiedade em 55,7%. Houve associação da presença de doenças osteomusculares com a presença de distúrbios psíquicos menores e depressão, (p<0,05) e também entre queixas otorrinolaringológicas e a presença de níveis anormais de ansiedade e depressão (p<0,05). Observou-se uma maior prevalência de sintomas depressivos nas mulheres (71,56%), em relação aos homens (38,64%). Além disso, houve associação significativa entre “levar trabalho para casa” e a presença de depressão, ansiedade e distúrbios psíquicos menores. O sofrimento psíquico esteve presente em mais da metade da amostra estudada, apresentando-se relacionado às condições de trabalho, sexo e sobrecarga de trabalho. A presente pesquisa apontou que os professores da rede estadual de educação do Distrito Federal apresentaram níveis elevados de adoecimento mental, superiores aos encontrados em outros grupos de professores, a outras categorias profissionais e em outros grupos populacionais. Percebe-se a necessidade de ampliar a investigação, para que seja possível a compreensão profunda da gênese do sofrimento mental dos professores nas esferas individuais, coletivas e estruturais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-01-26T14:43:15Z No. of bitstreams: 1 21854039.pdf: 326877 bytes, checksum: 8cda23587b07e0e714621220ee419a27 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-01-26T14:43:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21854039.pdf: 326877 bytes, checksum: 8cda23587b07e0e714621220ee419a27 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Depressão | pt_BR |
dc.subject | Saúde do trabalhador | pt_BR |
dc.subject | Condições de trabalho | pt_BR |
dc.title | Adoecimento mental em professores de escolas públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Relatório de Pesquisa | pt_BR |
dc.date.criacao | 2021 | - |
dc.identifier.orientador | Gustavo Carvalho de Oliveira | pt_BR |
Appears in Collections: | PIC - Oficinas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21854039.pdf | 319.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.