Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17310
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gianasi, Anna Luiza de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T12:08:06Z | - |
dc.date.available | 2024-03-26T12:08:06Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17310 | - |
dc.description.abstract | Este artigo teórico tem por objetivo geral analisar as possíveis relações entre a liderança exercida pelos(as) docentes do ensino superior e suas influências na construção de aprendizagens significativas por parte dos discentes. A educação superior revela-se mais eficaz quando experienciada a partir de afeto e vínculos emergentes da liderança docente. Uma abordagem científica e relacional agregadora de multidisciplinaridades e pluralidades típicas da produção de conhecimento deve acolher a complexidade dos conteúdos (Morin, 2015) e das relações dialógicas (Vygotsky, 1993) travadas entre seus agentes: professores, alunos e comunidade. O(a) professor(a) valorizado(a) como propulsor(a) desse processo reconhece sua influência como líder e tende a construir soluções significativas com alunos, impactando no aprimoramento e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Neste estudo teórico, a aprendizagem é concebida como o resultado de interações entre aspectos subjetivos e sociais (Tacca & González Rey, 2008) e aponta para a importância dos processos de subjetivação que incluem saberes de todos os envolvidos, conectando conceitos importantes das teorias de Bass (1990); Ausubel, Novak e Hanesian (1980); Vygotsky (1993) e González Rey (2014). Ao estimular a formação da liderança docente vislumbra-se a melhoria no processo dialógico de aprender a aprender, a fazer, a ser e a conviver, cujo protagonismo é compartilhado e todos são responsáveis pelos resultados alcançados. Dentre as possíveis contribuições deste trabalho destacam-se a abertura para novas pesquisas, a possibilidade de docentes refletirem sobre suas atuações acadêmicas e, ainda, serem valorizados pelo trabalho que vem desenvolvendo, além de avanços na aprendizagem significativa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-03-26T12:03:57Z No. of bitstreams: 1 22009450.pdf: 158537 bytes, checksum: c3e93aa4d770dd464f83209aac6ab0ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-03-26T12:08:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 22009450.pdf: 158537 bytes, checksum: c3e93aa4d770dd464f83209aac6ab0ed (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-03-26T12:08:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 22009450.pdf: 158537 bytes, checksum: c3e93aa4d770dd464f83209aac6ab0ed (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Liderança | pt_BR |
dc.title | Prática docente universitária e liderança: a construção de uma aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.date.criacao | 2023 | - |
Appears in Collections: | PSI - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
22009450.pdf | 154.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.