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dc.contributor.authorGianasi, Anna Luiza de Castro-
dc.date.accessioned2024-03-26T12:08:06Z-
dc.date.available2024-03-26T12:08:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17310-
dc.description.abstractEste artigo teórico tem por objetivo geral analisar as possíveis relações entre a liderança exercida pelos(as) docentes do ensino superior e suas influências na construção de aprendizagens significativas por parte dos discentes. A educação superior revela-se mais eficaz quando experienciada a partir de afeto e vínculos emergentes da liderança docente. Uma abordagem científica e relacional agregadora de multidisciplinaridades e pluralidades típicas da produção de conhecimento deve acolher a complexidade dos conteúdos (Morin, 2015) e das relações dialógicas (Vygotsky, 1993) travadas entre seus agentes: professores, alunos e comunidade. O(a) professor(a) valorizado(a) como propulsor(a) desse processo reconhece sua influência como líder e tende a construir soluções significativas com alunos, impactando no aprimoramento e desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. Neste estudo teórico, a aprendizagem é concebida como o resultado de interações entre aspectos subjetivos e sociais (Tacca & González Rey, 2008) e aponta para a importância dos processos de subjetivação que incluem saberes de todos os envolvidos, conectando conceitos importantes das teorias de Bass (1990); Ausubel, Novak e Hanesian (1980); Vygotsky (1993) e González Rey (2014). Ao estimular a formação da liderança docente vislumbra-se a melhoria no processo dialógico de aprender a aprender, a fazer, a ser e a conviver, cujo protagonismo é compartilhado e todos são responsáveis pelos resultados alcançados. Dentre as possíveis contribuições deste trabalho destacam-se a abertura para novas pesquisas, a possibilidade de docentes refletirem sobre suas atuações acadêmicas e, ainda, serem valorizados pelo trabalho que vem desenvolvendo, além de avanços na aprendizagem significativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-03-26T12:03:57Z No. of bitstreams: 1 22009450.pdf: 158537 bytes, checksum: c3e93aa4d770dd464f83209aac6ab0ed (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.titlePrática docente universitária e liderança: a construção de uma aprendizagem significativapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.date.criacao2023-
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