Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17429
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lobato, Solano Mesquita Bernardes | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-01T18:35:44Z | - |
dc.date.available | 2024-07-01T18:35:44Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | LOBATO, Solano Mesquita Bernardes. Os recursos lúdicos na desconstrução de preconceitos em crianças a partir da perspectiva de professores(as) da educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Faculdade de Ciências, Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17429 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar como os recursos lúdicos podem se converter em ferramentas pedagógicas de desconstrução do racismo e capacitismo na Educação Infantil, a partir da perspectiva de professores/as. A pesquisa baseia-se na psicologia cultural e em teorias educacionais que enfatizam a importância da representatividade e da inclusão desde os primeiros anos escolares, bem como a utilização dos recursos lúdicos como facilitadores da aprendizagem. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e virtuais, com quatro professoras, sendo duas da rede pública de ensino e duas da rede privada, que discutiram suas experiências em sala de aula. Ao utilizar o método de análise de conteúdo em sua vertente temática, foram delimitadas três categorias analíticas: A importância dos recursos lúdicos no desenvolvimento infantil: exemplos abordados pelas professoras; O preconceito e uso de recursos lúdicos na desconstrução do racismo e do capacitismo na educação infantil; e Por uma educação infantil inclusiva: sugestões das participantes. As entrevistas revelaram que, apesar de desafios estruturais, o uso intencional de jogos e atividades lúdicas pode efetivamente contribuir para a redução de preconceitos raciais e capacitistas entre crianças. As professoras entrevistadas destacaram exemplos práticos de como os jogos educativos são utilizados para fomentar discussões sobre diversidade e igualdade, demonstrando que estes recursos podem ser poderosos aliados na luta contra o preconceito. Os resultados indicaram também um papel crucial da gestão escolar na implementação de políticas ou projetos comprometidos com a inclusão, bem como a formação continuada dos educadores para lidar com estas questões. A pesquisa sugere que a incorporação sistemática de práticas inclusivas na educação infantil é essencial para construir uma sociedade mais justa e equitativa. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-07-01T18:06:18Z No. of bitstreams: 1 21706896.pdf: 954085 bytes, checksum: 2852679302efb70c9aacfdfd47656bbd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-07-01T18:35:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21706896.pdf: 954085 bytes, checksum: 2852679302efb70c9aacfdfd47656bbd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-01T18:35:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21706896.pdf: 954085 bytes, checksum: 2852679302efb70c9aacfdfd47656bbd (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Recursos lúdicos | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Psicologia cultural | pt_BR |
dc.title | Os recursos lúdicos na desconstrução de preconceitos em crianças a partir da perspectiva de professores(as) da educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2024 | - |
dc.identifier.orientador | Ana Flávia do Amaral Madureira | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21706896.pdf | 931.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.