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dc.contributor.authorLobato, Solano Mesquita Bernardes-
dc.date.accessioned2024-07-01T18:35:44Z-
dc.date.available2024-07-01T18:35:44Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLOBATO, Solano Mesquita Bernardes. Os recursos lúdicos na desconstrução de preconceitos em crianças a partir da perspectiva de professores(as) da educação infantil. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Faculdade de Ciências, Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17429-
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar como os recursos lúdicos podem se converter em ferramentas pedagógicas de desconstrução do racismo e capacitismo na Educação Infantil, a partir da perspectiva de professores/as. A pesquisa baseia-se na psicologia cultural e em teorias educacionais que enfatizam a importância da representatividade e da inclusão desde os primeiros anos escolares, bem como a utilização dos recursos lúdicos como facilitadores da aprendizagem. Utilizando uma abordagem metodológica qualitativa, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas e virtuais, com quatro professoras, sendo duas da rede pública de ensino e duas da rede privada, que discutiram suas experiências em sala de aula. Ao utilizar o método de análise de conteúdo em sua vertente temática, foram delimitadas três categorias analíticas: A importância dos recursos lúdicos no desenvolvimento infantil: exemplos abordados pelas professoras; O preconceito e uso de recursos lúdicos na desconstrução do racismo e do capacitismo na educação infantil; e Por uma educação infantil inclusiva: sugestões das participantes. As entrevistas revelaram que, apesar de desafios estruturais, o uso intencional de jogos e atividades lúdicas pode efetivamente contribuir para a redução de preconceitos raciais e capacitistas entre crianças. As professoras entrevistadas destacaram exemplos práticos de como os jogos educativos são utilizados para fomentar discussões sobre diversidade e igualdade, demonstrando que estes recursos podem ser poderosos aliados na luta contra o preconceito. Os resultados indicaram também um papel crucial da gestão escolar na implementação de políticas ou projetos comprometidos com a inclusão, bem como a formação continuada dos educadores para lidar com estas questões. A pesquisa sugere que a incorporação sistemática de práticas inclusivas na educação infantil é essencial para construir uma sociedade mais justa e equitativa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-07-01T18:06:18Z No. of bitstreams: 1 21706896.pdf: 954085 bytes, checksum: 2852679302efb70c9aacfdfd47656bbd (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRecursos lúdicospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusão educacionalpt_BR
dc.subjectPsicologia culturalpt_BR
dc.titleOs recursos lúdicos na desconstrução de preconceitos em crianças a partir da perspectiva de professores(as) da educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2024-
dc.identifier.orientadorAna Flávia do Amaral Madureirapt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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