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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17431
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Lins, Maria Giovanna Carrozzo | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-01T19:02:55Z | - |
dc.date.available | 2024-07-01T19:02:55Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | LINS, Maria Giovanna Carrozzo. O acompanhamento terapêutico como dispositivo clínico antimanicomial e sua importância para a formação de profissionais de psicologia. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Faculdade de Ciências, Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17431 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho discorre sobre mudanças necessárias para a formação do psicólogo em relação à postura antimanicomial, pensando o Acompanhamento Terapêutico como possível prática de extensão promotora da horizontalização do cuidado para a área da saúde mental. A pesquisa é de enfoque qualitativo, abarcando processos complexos e dinâmicos dos sujeitos, vistos como seres interativos e que são expressão da história e do contexto. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com três psicólogos, que atuam com o Acompanhamento Terapêutico. As entrevistas permitiram a investigação das vivências de atores sociais e como essas são relacionadas a outros conteúdos da realidade social. A metodologia para análise das informações qualitativas utilizada foi a Hermenêutica de Profundidade, buscando compreender fenômenos complexos a partir de três eixos de análise, que são: a análise sócio-histórica, a análise formal e a reinterpretação. A análise formal foi constituída por seis categorias: experiência de formação em psicologia, a formação do psicólogo e o desejo de mudança, o acompanhamento terapêutico e a formação antimanicomial, o acompanhamento terapêutico e seus ensinamentos, o acompanhamento terapêutico nos dispositivos públicos de saúde e acompanhamento terapêutico e a falta de lugar. Para concluir, percebe-se que o Acompanhamento Terapêutico pode contribuir para a formação do psicólogo em assimilar e vivenciar a ética antimanicomial, pensando na relação horizontal de convivência entre profissional e usuário na atenção psicossocial. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-07-01T18:49:59Z No. of bitstreams: 1 21903104.pdf: 420649 bytes, checksum: ed956cbeed777ad758cc3cbdb596ee60 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento terapêutico | pt_BR |
dc.subject | Clínica antimanicomial | pt_BR |
dc.subject | Formação do psicólogo | pt_BR |
dc.subject | Atenção psicossocial | pt_BR |
dc.title | O acompanhamento terapêutico como dispositivo clínico antimanicomial e sua importância para a formação de profissionais de psicologia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2024 | - |
dc.identifier.orientador | Tania Inessa Martins de Resende | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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