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dc.contributor.authorManiero, Wellida Rodrigues Franco-
dc.date.accessioned2024-07-01T19:03:45Z-
dc.date.available2024-07-01T19:03:45Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMANIERO, Wellida Rodrigues Franco. O padrão Barbie de ser e os rostos de mulheres: uma investigação sobre a configuração subjetiva dos padrões de beleza presentes no Instagram. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) – Faculdade de Ciências, Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17434-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo compreender como a rede social instagram e os padrões de beleza disseminados por ele influenciam no modo como a mulher se relaciona com seu corpo – mais especificamente com seu rosto – e os possíveis sofrimentos/adoecimentos advindos desta relação. O método de investigação foi o construtivo-interpretativo, da Epistemologia Qualitativa, proposto por González Rey. Realizaram-se duas dinâmicas conversacionais, com duas cidadãs do Distrito Federal, ambas usuárias ativas do instagram. As informações construídas durante as dinâmicas conversacionais foram submetidas à análise da pesquisadora que, a partir de pontes entre o teórico, o empírico e sua própria subjetividade, chegou a alguns resultados: a) na sociedade do “apareço, logo existo”, a subjetividade social dominante no que tange aos padrões de beleza associa a ideia de realização e felicidade com ter – e lutar muito para ter – um corpo magro, sarado, cabelos, de preferência, lisos, facetas de porcelana nos dentes, etc.; b) para os rostos, na contemporaneidade, existe a harmonização facial, procedimento que, entre outras coisas, simetriza e padroniza o formato das faces. Assim, nuances como a naturalidade, a historia epigenética de cada rosto, os traços singulares definidores de cada ser, parecem não importar tanto; c) na sociedade dos excessos, pode ser que um valor como a capacidade reflexiva e atitudinal de moderação auxilie na diminuição do sofrimento psíquico de mulheres que buscam a qualquer custo customizarem-se para adequarem-se ao ideal de beleza preconizado pela subjetividade social dominante. Assim sendo, é imprescindível que, entre outros profissionais, os psicólogos e as psicólogas estejam atentos a esta temática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2024-07-01T19:02:26Z No. of bitstreams: 1 21651334.pdf: 373004 bytes, checksum: 8dd6b5290ed957853f14f5e1cca0b206 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPadrão de belezapt_BR
dc.subjectInfluência das redes sociaispt_BR
dc.titleO padrão Barbie de ser e os rostos de mulheres: uma investigação sobre a configuração subjetiva dos padrões de beleza presentes no Instagrampt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2024-
dc.identifier.orientadorAmanda Maria de Albuquerque Vazpt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

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