Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17627
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sarkis, Marcela de Aguiar Freire | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-22T17:29:57Z | - |
dc.date.available | 2025-03-22T17:29:57Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | SARKIS, Marcela de Aguiar Freire. A influência dos estilos parentais no desenvolvimento das habilidades sociais infantis. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17627 | - |
dc.description.abstract | A criança aprende a se relacionar com o mundo, principalmente, por meio do convívio social com seus familiares e na escola. A forma como os pais educam e interagem com os filhos são denominadas de estilos parentais. A forma como educam faz com que estes desenvolvam habilidades emocionais e sociais distintas. Diante disso, objetivou-se avaliar a relação entre estilos parentais e habilidades sociais. Para tanto, realizou-se três estudos. No primeiro objetivou-se avaliar a produção bibliográfica indexada em bases de dados nacionais, entre 2013 e 2023, sobre habilidades sociais e estilos parentais. Foram identificados inicialmente 74 artigos, dos quais foram excluídos os duplicados, os que não apresentavam correlação entre os construtos de interesse e aqueles que não tinham texto completo. Apenas oito artigos restaram e a partir deles identificou-se baixa variabilidade de autores, amostras que variaram de tamanho e público-alvo. Os instrumentos frequentemente utilizados foram o Inventário de Estilos Parentais, o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais. Os resultados destas pesquisas apontaram uma correlação positiva entre estilos parentais autoritativos e repertório funcional de habilidades sociais. O estudo 2 teve como premissa que as habilidades sociais podem ser avaliadas e trabalhadas por meio de protocolos, treinamentos, baralhos e jogos. Nesse contexto, foi proposta a construção de um jogo terapêutico chamado "Aventuras no Ar", destinado a crianças de 6 a 12 anos. O jogo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar e desenvolver habilidades sociais, apresentando situações em que a criança devia resolver problemas e exercitar a comunicação. O estudo foi dividido em duas etapas: a avaliação do jogo por juízes, que envolveu a participação de dois profissionais capacitados e a testagem com as crianças. Os resultados da primeira etapa da pesquisa foram as modificações em três cartas e na segunda etapa foram sugeridas apenas modificações estéticas no tabuleiro, personagens e pinos do jogo. O estudo 3 teve como objetivo principal analisar a relação entre os estilos parentais e as habilidades sociais infantis com o uso de instrumentos qualitativos e quantitativos. A amostra foi de 6 crianças com idades de 7 a 12 anos, atendidas em um consultório psicológico em Brasília-DF. Os resultados demonstraram que estilos parentais autoritativos têm maior influência no bom desenvolvimento das habilidades sociais das crianças. A pesquisa mostra-se relevante devido à possibilidade de compreender melhor os instrumentos qualitativos como baralhos e jogos na prática clínica, assim como na orientação parental diante do aumento de pesquisa do campo de estilos parentais e habilidades sociais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-03-22T15:10:58Z No. of bitstreams: 1 62200062.pdf: 1867587 bytes, checksum: a63b09f8448e16b1edc0ab4b92cd7306 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-03-22T17:29:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 62200062.pdf: 1867587 bytes, checksum: a63b09f8448e16b1edc0ab4b92cd7306 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-22T17:29:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 62200062.pdf: 1867587 bytes, checksum: a63b09f8448e16b1edc0ab4b92cd7306 (MD5) Previous issue date: 2023 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject | Estilos parentais | pt_BR |
dc.subject | Comportamento infantil | pt_BR |
dc.subject | Jogo terapêutico | pt_BR |
dc.title | A influência dos estilos parentais no desenvolvimento das habilidades sociais infantis | pt_BR |
dc.type | Dissertacao | pt_BR |
dc.date.criacao | 2023 | - |
dc.identifier.orientador | Manuela Ramos Caldas Lins | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
62200062.pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.