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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17652
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Garcia, Marcos César Brites | - |
dc.contributor.author | Costa, Felipe Marques | - |
dc.contributor.author | Nozawa, Julia Yukie | - |
dc.contributor.author | Veras, Maria Eduarda Albuquerque | - |
dc.contributor.author | Léda, Rayssa Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-26T14:18:22Z | - |
dc.date.available | 2025-04-26T14:18:22Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Marcos César Brites et al. Relato de experiência: “a dor de uma criança invisível” sob a perspectiva da medicina narrativa. Revista de Acadêmicos e Egressos da Medicina: RaMED, Brasília, v. 2, n. 1, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17652 | - |
dc.description.abstract | Introdução: o uso da medicina narrativa no ensino e na formação médica humanizada é uma técnica proposta por Rita Charon que visa humanizar a prática médica, valorizando as dimensões subjetivas do paciente. O relato é baseado na experiência de um estudante do 4º semestre, que enfrentou temas delicados como autoextermínio e violência sexual. Métodos: trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência, utilizando a medicina narrativa. Foram incluídos artigos das bases SciELO, BVS, e PubMED publicados nos últimos 10 anos, pela pesquisa das palavras-chave medicina narrativa, educação médica, comunicação e relação médico-paciente. Relato de Experiência: um estudante de medicina, durante seus atendimentos no Hospital Regional de Planaltina, se depara com Anny, uma adolescente com pensamentos autodestrutivos. O estudante teve de acolhê-la com cautela devido à vulnerabilidade de sua situação, a qual incluía histórico de violência sexual, além de lidar com o descaso de sua mãe com a situação em que ela se encontrava. Discussão: a medicina narrativa mostra-se eficaz na humanização do atendimento, aprimorando as habilidades de observação e descrição, além da valorização da comunicação empática. A atenção à linguagem verbal e não-verbal tem o poder de melhorar as habilidades comunicativas. A técnica também facilita a investigação semiológica e a inclusão da família no processo terapêutico, sendo fundamentais para a evolução clínica favorável. Considerações finais: o relato ilustra a importância da medicina narrativa e da abordagem humanista na prática médica. Ao aplicar esse método, o estudante obteve informações cruciais e | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-04-26T14:18:22Z No. of bitstreams: 1 Artigo 06.pdf: 359037 bytes, checksum: d8c8144584dbee27baaedfacb6789c0b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-04-26T14:18:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Artigo 06.pdf: 359037 bytes, checksum: d8c8144584dbee27baaedfacb6789c0b (MD5) Previous issue date: 2024 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação médica | pt_BR |
dc.subject | Relação médico-paciente | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência: “a dor de uma criança invisível” sob a perspectiva da medicina narrativa | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.date.criacao | 2024 | - |
Appears in Collections: | Revista de acadêmicos e egressos da Medicina - RAMED - v. 2, n. 1, 2024 |
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Artigo 06.pdf | 350.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
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