Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17828
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorXavier, Eduarda Paula Markus-
dc.contributor.authorIsa, Isabela-
dc.date.accessioned2025-09-04T18:43:59Z-
dc.date.available2025-09-04T18:43:59Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17828-
dc.description.abstractO presente projeto de iniciação científica é composto por duas discentes do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Eduarda Paula Markus Xavier e Isabela Isa e pela orientadora Fabíola Fernandes dos Santos Castro, biomédica docente da mesma instituição. A metodologia da pesquisa científica aplicada de abordagem quantitativa de tipo explicativo com procedimento técnico de levantamento, um estudo transversal prospectivo..As gastroenterites infecciosas apontam para uma grave lacuna nas políticas públicas que visam ampliar e melhorar as condições sanitárias em todo o país, exercendo um impacto direto sobre a morbimortalidade da sociedade brasileira. Esse problema se configura como uma questão latente que afeta significativamente a população, ressaltando a necessidade de ampliação das pesquisas e ações sobre essa problemática. Nesse contexto, o presente estudo se propôs a realizar uma análise aprofundada sobre a afinidade do conhecimento das gastroenterites infecciosas entre os estudantes de medicina do Distrito Federal, abrangendo diferentes instituições de ensino. Em específico no que tange ao diagnóstico diferencial entre as doenças virais, bacterianas, parasitárias e inflamatórias, a habilidade de raciocinar sobre as causas infecciosas e seus possíveis diagnósticos diferenciais. Além de realizar um compilado dos principais patógenos, etiologia, sintomas, diagnóstico, e abordagem terapêutica para os fatores bacterianos, virais, parasitários e inflamatórios. Avaliando assim a evolução do conhecimento entre alunos de diferentes níveis acadêmicos sobre a gastroenterite infecciosa. Assim, a partir da quantificação e desenvolvimento detalhado do conhecimento de tais estudantes, o estudo obteve respostas de 100 alunos de todas as instituições públicas e privadas do Distrito Federal, onde a porcentagem de acerto foi de 68,5 %, o que se configura em uma mediana taxa de conhecimento sobre o tema. Em suma, pôde ser enfatizado a necessidade de investir na capacitação dos estudantes em formação, assegurando que sejam devidamente qualificados para lidar com as gastroenterites infecciosas. Mediante um entendimento robusto e uma proficiente capacidade de análise clínica, eles esperam aptos a fornecer um cuidado de excelência e contribuir para o bem-estar da população do Distrito Federal. Isso se torna particularmente crucial, visto que a detecção precoce e o tratamento adequado desempenham um papel fundamental na prevenção de complicações e na promoção da recuperação dos pacientes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2025-09-02T17:53:04Z No. of bitstreams: 1 21953922.pdf: 325813 bytes, checksum: 70fec90c56fb160ee21bcbf2da885ea0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2025-09-04T18:43:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21953922.pdf: 325813 bytes, checksum: 70fec90c56fb160ee21bcbf2da885ea0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-04T18:43:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21953922.pdf: 325813 bytes, checksum: 70fec90c56fb160ee21bcbf2da885ea0 (MD5) Previous issue date: 2023en
dc.subjectGastroenterite infecciosapt_BR
dc.subjectEstudante de medicinapt_BR
dc.titleConhecimento sobre as gastroenterites infecciosas pelos estudantes de medicina do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTechnical Reportpt_BR
dc.date.criacao2023-
dc.identifier.orientadorFabíola Fernandes dos Santos Castropt_BR
Appears in Collections:PIC - Relatórios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21953922.pdf318.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.