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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17997Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Arévalo, Raquel Silva Sguário | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-18T18:47:02Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-18T18:47:02Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | ARÉVALO, Raquel Silva Sguário. Cotas raciais no Brasil: uma breve revisão de literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17997 | - |
| dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento da política de cotas raciais no Brasil, mostrando como o trabalho de José Jorge de Carvalho foi fundamental para compreendermos como essas políticas ajudam a tornar o acesso ao ensino superior mais democrático. O trabalho parte de uma questão que aparece repetidamente nos estudos sobre o tema: de que forma políticas públicas podem corrigir desigualdades históricas sem ignorar as especificidades raciais e sociais que estruturam a sociedade brasileira. Apesar de autores como Yvonne Maggie, Thomas Sowell e Walter Williams apresentarem críticas ao modelo de ações afirmativas, muitas delas baseadas na experiência norte-americana, Carvalho demonstra que a realidade brasileira exige interpretações e soluções próprias. Ele destaca a relevância das cotas como mecanismo eficaz de inclusão e reparação histórica no qual elas se tornaram mais do que necessárias, representando um momento transformador ao abrir novas possibilidades para milhares de estudantes negros. O objetivo deste artigo é analisar e comparar essas diferentes perspectivas e evidenciar como a produção de Carvalho, ao observar dados, argumentos sociológicos e experiências brasileiras, demonstra a necessidade e o impacto positivo das cotas na ampliação da diversidade universitária. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica de textos clássicos e estudos recentes sobre desigualdade racial e políticas públicas. Conclui-se que as cotas raciais tiveram efeitos positivos importantes no Brasil, principalmente ao ampliar oportunidades, promover mobilidade educacional e romper barreiras de acesso para que pessoas negras chegassem a lugares que antes eram praticamente inacessíveis. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:26:34Z No. of bitstreams: 1 72400821.pdf: 253342 bytes, checksum: e7a6df44cf3d327325b82bc5d333dbfe (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:47:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72400821.pdf: 253342 bytes, checksum: e7a6df44cf3d327325b82bc5d333dbfe (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-12-18T18:47:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72400821.pdf: 253342 bytes, checksum: e7a6df44cf3d327325b82bc5d333dbfe (MD5) Previous issue date: 2025 | en |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Cotas raciais | pt_BR |
| dc.subject | Políticas de ações afirmativas | pt_BR |
| dc.subject | Democratização do ensino superior | pt_BR |
| dc.title | Cotas raciais no Brasil: uma breve revisão de literatura | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.date.criacao | 2025 | - |
| Appears in Collections: | HIS - Graduação | |
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| File | Description | Size | Format | |
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| 72400821.pdf | 247.4 kB | Adobe PDF | View/Open |
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