Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17997
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorArévalo, Raquel Silva Sguário-
dc.date.accessioned2025-12-18T18:47:02Z-
dc.date.available2025-12-18T18:47:02Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationARÉVALO, Raquel Silva Sguário. Cotas raciais no Brasil: uma breve revisão de literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17997-
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o desenvolvimento da política de cotas raciais no Brasil, mostrando como o trabalho de José Jorge de Carvalho foi fundamental para compreendermos como essas políticas ajudam a tornar o acesso ao ensino superior mais democrático. O trabalho parte de uma questão que aparece repetidamente nos estudos sobre o tema: de que forma políticas públicas podem corrigir desigualdades históricas sem ignorar as especificidades raciais e sociais que estruturam a sociedade brasileira. Apesar de autores como Yvonne Maggie, Thomas Sowell e Walter Williams apresentarem críticas ao modelo de ações afirmativas, muitas delas baseadas na experiência norte-americana, Carvalho demonstra que a realidade brasileira exige interpretações e soluções próprias. Ele destaca a relevância das cotas como mecanismo eficaz de inclusão e reparação histórica no qual elas se tornaram mais do que necessárias, representando um momento transformador ao abrir novas possibilidades para milhares de estudantes negros. O objetivo deste artigo é analisar e comparar essas diferentes perspectivas e evidenciar como a produção de Carvalho, ao observar dados, argumentos sociológicos e experiências brasileiras, demonstra a necessidade e o impacto positivo das cotas na ampliação da diversidade universitária. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão bibliográfica de textos clássicos e estudos recentes sobre desigualdade racial e políticas públicas. Conclui-se que as cotas raciais tiveram efeitos positivos importantes no Brasil, principalmente ao ampliar oportunidades, promover mobilidade educacional e romper barreiras de acesso para que pessoas negras chegassem a lugares que antes eram praticamente inacessíveis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:26:34Z No. of bitstreams: 1 72400821.pdf: 253342 bytes, checksum: e7a6df44cf3d327325b82bc5d333dbfe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Valéria Santos (valeria.santos@uniceub.br) on 2025-12-18T18:47:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 72400821.pdf: 253342 bytes, checksum: e7a6df44cf3d327325b82bc5d333dbfe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-12-18T18:47:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 72400821.pdf: 253342 bytes, checksum: e7a6df44cf3d327325b82bc5d333dbfe (MD5) Previous issue date: 2025en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCotas raciaispt_BR
dc.subjectPolíticas de ações afirmativaspt_BR
dc.subjectDemocratização do ensino superiorpt_BR
dc.titleCotas raciais no Brasil: uma breve revisão de literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2025-
Appears in Collections:HIS - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
72400821.pdf247.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.