Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | Dois sentidos do ensinar |
| Authors: | Vilela, Marília Alencar |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Tunes, Elizabeth |
| Abstract: | O presente trabalho busca discutir sobre a relação professor aluno, trazendo uma reflexão acerca de duas formas de ensinar, a que é própria do mestre embrutecedor e a do mestre emancipador. Tendo como base a psicologia histórico-cultural de Vigotski e as análises de Illich e Rancière acerca da escola, o trabalho tratou, em um primeiro momento, das concepções de uma sociedade desescolarizada, que admite que a aprendizagem possa ocorrer em qualquer tipo de relação social e não somente na escola. Em seguida, passou-se a analisar as duas formas de ensinar. Em um último momento, procurou-se caracterizar qual estilo predomina na sociedade contemporânea, demonstrando-se que, na sociedade escolarizada, predomina o estilo do mestre embrutecedor. |
| Keywords: | Relação professor-aluno Escola Processo ensino-aprendizagem |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778 |
| Issue Date: | Dec-2010 |
| Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 20619394.pdf | 325.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.