Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778
metadata.dc.type: TCC
Title: Dois sentidos do ensinar
Authors: Vilela, Marília Alencar
metadata.dc.contributor.advisor: Tunes, Elizabeth
Abstract: O presente trabalho busca discutir sobre a relação professor aluno, trazendo uma reflexão acerca de duas formas de ensinar, a que é própria do mestre embrutecedor e a do mestre emancipador. Tendo como base a psicologia histórico-cultural de Vigotski e as análises de Illich e Rancière acerca da escola, o trabalho tratou, em um primeiro momento, das concepções de uma sociedade desescolarizada, que admite que a aprendizagem possa ocorrer em qualquer tipo de relação social e não somente na escola. Em seguida, passou-se a analisar as duas formas de ensinar. Em um último momento, procurou-se caracterizar qual estilo predomina na sociedade contemporânea, demonstrando-se que, na sociedade escolarizada, predomina o estilo do mestre embrutecedor.
Keywords: Relação professor-aluno
Escola
Processo ensino-aprendizagem
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2778
Issue Date: Dec-2010
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20619394.pdf325.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.