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dc.contributor.authorBento, Tainá Flor-
dc.date.accessioned2020-11-23T21:41:42Z-
dc.date.available2020-11-23T21:41:42Z-
dc.date.issued2019-10-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14521-
dc.description.abstractA avaliação da pós-graduação Brasileira realizada pela CAPES é uma ferramenta de indução cujo impacto atinge toda a comunidade científica e, consequentemente, toda a sociedade brasileira. A presente pesquisa teve por objetivo analisar criticamente a avaliação CAPES a partir de seu entendimento como ferramenta de política pública educacional. O estudo permitiu conhecer o mecanismo de funcionamento do processo avaliativo assim como discutir a sua relevância nos moldes atuais. Como fonte para os dados obtidos, foram usados relatórios extraídos da Plataforma Sucupira, que é banco de dados oficial da pós-graduação, artigos, documentos, além de entrevistas com atores de interesse em nível político e acadêmico (nacional e internacional). No primeiro capítulo são discutidos aspectos relacionados ao funcionamento da avaliação CAPES ao longo de seus principais marcos históricos, quais sejam, o momento de estruturação do Sistema de PósGraduação, o de preocupação com o aumento de eficácia e o de incentivo à produtividade. É também tratado o contexto no qual foi criada a CAPES e em seguida o seu modelo de avaliação, em especial a partir dos ideais de Anísio Teixeira, além de analisar o mecanismo de funcionamento do modelo a partir dos traços observados historicamente. O segundo capítulo discute o funcionamento do processo avaliativo com apresentação de seus principais atores e etapas. É apresentada a fundamentação que justifica a escolha do método de avaliação por pares e suas possíveis fragilidades. Também é investigado o comportamento da ferramenta avaliativa, sua relevância e adequabilidade em contraposição ao que pode ser observado dentre os países de tradição acadêmica. O terceiro capítulo, em complementação ao segundo, ilustra o funcionamento da avaliação CAPES estudando sua aplicação diante de programas específicos dentro da área do Direito, da Química e da Sociologia e identifica algumas das consequências possíveis à utilização da avaliação. Por fim, o quarto capítulo traz as expectativas do novo modelo de avaliação em construção pela agência em diálogo com a comunidade acadêmica e órgãos do governo. Em especial, são apresentadas as novas abordagens em relação à concepção de produtividade, da autoavaliação e do impacto e relevância econômica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2020-11-17T19:22:05Z No. of bitstreams: 1 61700050.pdf: 1270481 bytes, checksum: 422b06e95db673d6c2b69a87431697bc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2020-11-23T21:41:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61700050.pdf: 1270481 bytes, checksum: 422b06e95db673d6c2b69a87431697bc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-11-23T21:41:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61700050.pdf: 1270481 bytes, checksum: 422b06e95db673d6c2b69a87431697bc (MD5) Previous issue date: 2020-11-17en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da pós-graduação stricto sensupt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDireito administrativopt_BR
dc.subjectRegulação de serviços públicospt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.titleA avaliação CAPES como instrumento indutor de qualidade para a pós-graduação brasileira: limites e desafiospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2020-11-17-
dc.identifier.orientadorVarella, Marcelo Diaspt_BR
dc.publisherUniCEUBpt_BR
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