Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16590
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da afetividade na aprendizagem
Authors: Freitas, Thaís Lacerda
metadata.dc.identifier.orientador: Rhaisa Naiade Pael Farias
Abstract: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9.394/1996, estabelece que a finalidade da educação básica é o pleno desenvolvimento do educando, o que engloba aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Assim, o professor deve enxergar a criança como um ser completo, e considerar que os sentimentos e emoções fazem parte do contexto educativo. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo principal compreender o conceito de afetividade segundo a Teoria Histórico-Cultural, e suas implicações em relação aos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Para isso, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica narrativa. Como conclusão destaca-se que a afetividade na Teoria Histórico-Cultural é vista como uma dimensão essencial da vida humana, e não se trata apenas de uma reação automática a estímulos, mas é mediada culturalmente. Seu papel é essencial para a aprendizagem da criança, pois motiva a construção de significados, atua na regulação emocional e nas interações sociais, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança.
Keywords: Afetividade
Aprendizagem
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16590
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
71950017.pdf196.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.