Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16590
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A importância da afetividade na aprendizagem |
Authors: | Freitas, Thaís Lacerda |
metadata.dc.identifier.orientador: | Rhaisa Naiade Pael Farias |
Abstract: | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9.394/1996, estabelece que a finalidade da educação básica é o pleno desenvolvimento do educando, o que engloba aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais. Assim, o professor deve enxergar a criança como um ser completo, e considerar que os sentimentos e emoções fazem parte do contexto educativo. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo principal compreender o conceito de afetividade segundo a Teoria Histórico-Cultural, e suas implicações em relação aos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Para isso, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica narrativa. Como conclusão destaca-se que a afetividade na Teoria Histórico-Cultural é vista como uma dimensão essencial da vida humana, e não se trata apenas de uma reação automática a estímulos, mas é mediada culturalmente. Seu papel é essencial para a aprendizagem da criança, pois motiva a construção de significados, atua na regulação emocional e nas interações sociais, contribuindo para o desenvolvimento integral da criança. |
Keywords: | Afetividade Aprendizagem |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16590 |
Issue Date: | 2023 |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
71950017.pdf | 196.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.