Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16593
metadata.dc.type: TCC
Title: Jogos digitais no ensino fundamental: uma investigação sobre o aplicativo GraphoGame
Authors: Lima, Larissa Ferreira de
metadata.dc.identifier.orientador: Rhaisa Naiade Pael Farias
Abstract: Com a globalização, os avanços tecnológicos e a pandemia da COVID-19, novas maneiras de mediar o conhecimento passaram a fazer parte da realidade das crianças. Nesse contexto, os jogos digitais têm se tornado uma ferramenta com grande potencial para o ensino e aprendizagem, sendo atrativos, motivadores e capazes de incentivar o interesse e a participação dos estudantes nas atividades escolares. O presente artigo tem como objetivo apresentar e investigar o aplicativo GraphoGame, suas possíveis contribuições e limitações para o processo de alfabetização das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Em relação à metodologia, trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa com caráter descritivo. Como conclusão deste estudo destaca-se que o GraphoGame contribui para a alfabetização das crianças por ser um jogo digital envolvente e divertido, além disso, concentra-se no desenvolvimento das habilidades fonéticas por meio da associação entre os sons das letras e grupos de letras com suas representações escritas. Porém há limitações nesse jogo pois não é atualizado frequentemente e, alguns itens são repetitivos o que pode desmotivar a criança a usar o aplicativo a longo prazo.
Keywords: Jogos digitais
Ensino fundamental
Alfabetização
GraphoGame
Psicogênese
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16593
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
71900848.pdf217.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.