Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16593| metadata.dc.type: | TCC | 
| Title: | Jogos digitais no ensino fundamental: uma investigação sobre o aplicativo GraphoGame | 
| Authors: | Lima, Larissa Ferreira de | 
| metadata.dc.identifier.orientador: | Rhaisa Naiade Pael Farias | 
| Abstract: | Com a globalização, os avanços tecnológicos e a pandemia da COVID-19, novas maneiras de mediar o conhecimento passaram a fazer parte da realidade das crianças. Nesse contexto, os jogos digitais têm se tornado uma ferramenta com grande potencial para o ensino e aprendizagem, sendo atrativos, motivadores e capazes de incentivar o interesse e a participação dos estudantes nas atividades escolares. O presente artigo tem como objetivo apresentar e investigar o aplicativo GraphoGame, suas possíveis contribuições e limitações para o processo de alfabetização das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Em relação à metodologia, trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa com caráter descritivo. Como conclusão deste estudo destaca-se que o GraphoGame contribui para a alfabetização das crianças por ser um jogo digital envolvente e divertido, além disso, concentra-se no desenvolvimento das habilidades fonéticas por meio da associação entre os sons das letras e grupos de letras com suas representações escritas. Porém há limitações nesse jogo pois não é atualizado frequentemente e, alguns itens são repetitivos o que pode desmotivar a criança a usar o aplicativo a longo prazo. | 
| Keywords: | Jogos digitais Ensino fundamental Alfabetização GraphoGame Psicogênese | 
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16593 | 
| Issue Date: | 2023 | 
| Appears in Collections: | PED - Graduação | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 71900848.pdf | 217.48 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
