Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/886
metadata.dc.type: TCC
Title: O marketing estratégico e a qualidade de atendimento do mercado de academias: um estudo de caso na academia Corpo 4
Authors: Helou, Itana Habka
metadata.dc.contributor.advisor: Fernandes, Alexandre Zioli
Abstract: À medida que o mundo evoluiu, os conceitos mudaram e o consumidor começou a se tornar mais exigente e, consequentemente, passou a usar seu dinheiro com mais critério. A forte competição entre empresas, com um universo de amplas oportunidades de compra e venda, faz-se necessário o uso da diferenciação na busca de resultados positivos. Tendo isso em mente, o foco da preocupação das empresas, deixou de ser apenas o lucro e está direcionada a oferta de serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes e superem as expectativas. Neste sentido, o presente estudo tem como tema o marketing estratégico das academias. Foi analisado se um grande aliado das academias é o marketing e a qualidade de atendimento. O tema escolhido é de grande importância, do ponto de vista acadêmico e pessoal do aluno, por proporcionar o estudo da teoria que será colocada em prática no futuro profissional. Contribuirão de forma significativa, pois traz um embasamento teórico sobre o composto mercadológico e um estudo que possibilita saber se as estratégias adotadas pela organização proporcionam a satisfação dos clientes. O objetivo geral do estudo foi analisar o mercado de academias situadas no Plano Piloto de Brasilia, com foco de estudo sobre as estratégias de marketing e a qualidade no atendimento na academia Corpo 4, além de procurar entender quais fatores atraem os clientes para as academias e porque se mantém nelas. A realização deste trabalho foi baseada primeiramente em pesquisas bibliográficas, como referencial teórico. Foi elaborado um levantamento dos conceitos sobre marketing, composto mercadológico, marketing de academias, marketing de relacionamento, retenção do cliente e qualidade total. Em seguida foram aplicados questionários com clientes da academia para confrontar as técnicas utilizadas na academia com as estudadas nas bibliografias. O resultado deste trabalho pode ser utilizado como instrumento de apoio para a academia na busca por melhorias em seus processos.
Keywords: Marketing
Academia
Qualidade
Cliente
Estratégia
Citation: HELOU, Itana Habka. O marketing estratégico e a qualidade de atendimento do mercado de academias: um estudo de caso na academia corpo 4. 2007. 49 f. Monografia(Graduação) Faculdades de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasilia, Brasilia, 2007.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//123456789/886
Issue Date: Jan-2007
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20350476.pdf212.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.