Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4567
metadata.dc.type: TCC
Title: Níveis de aptidão física em escolares pré-puberes: uma comparação entre gêneros
Authors: Sousa, Caio Victor de
metadata.dc.contributor.advisor: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: diversas teorias, com o aumento das publicações e debates acadêmicos utilizados como pano de fundo, hoje, no universo escolar. Refletir sobre as desigualdades e promover a inclusão são um dos desafios dos educadores propostos pela ciência. Objetivo: Verificar se há diferenças de aptidão física entre meninos e meninas durante o ensino fundamental em uma escola particular de Brasília. Metodologia: Foram coletados dados de 44 crianças com idade média de 8,65 (±0,6) anos, sendo 22 do sexo masculino e 22 do sexo feminino. Foram mensurados peso (kg), estatura (m) e calculado o IMC (kg/m²). Os testes aplicados foram de velocidade (50 metros), agilidade (shuttlerun) e força de membros inferiores (impulsão vertical). Resultado: Não foram encontradas diferenças significativas antropométricas ou de aptidão física entre os dois grupos. Conclusão: os achados deste estudo, somado a análise de estudos semelhantes, anteriores, com diferentes populações, sugerem que, as diferenças antropométricas e de aptidões físicas entre gêneros dessa fase da infância, deve ser estudada de maneira mais ampla, aplacando e abrangendo os mais diferentes grupos étnicos, culturais e socioeconômicos.
Keywords: Educação física escolar
Gênero
Aptidão física
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/4567
Issue Date: 18-Nov-2013
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAIO VICTOR DE SOUSA.pdf440.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.