Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1017
metadata.dc.type: TCC
Title: Processo de criação de uma universidade corporativa: um estudo de caso
Authors: Salgado, Fabrício Paiva
metadata.dc.contributor.advisor: Soares, Leonardo Humberto
Abstract: As organizações, aos poucos, vão identificando a importância do capital intelectual para o alcance de seus objetivos estratégicos, com necessidade de desenvolvê-lo constantemente, renovando o conhecimento organizacional. Diante desse fato, elas perceberam na universidade corporativa uma ferramenta capaz de aprimorar seus colaboradores, alinhando ambos objetivos, tanto das pessoas quanto das empresas. Verificando esse contexto, buscou-se a realização de um estudo de caso em uma empresa que utiliza essa metodologia de aprendizagem, realizando entrevistas com os responsáveis pelo processo de desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, bem como os próprios funcionários da organização, fazendo uma análise entre as etapas de criação e implantação da universidade corporativa na empresa, a percepção dos colaboradores pela ferramenta utilizada e os conceitos trazidos pela base teórica, identificando as etapas a serem seguidas em seu processo de desenvolvimento. Apesar de certos conflitos entre percepções dos desenvolvedores do processo e dos usuários, a organização aplicou os conceitos constantes na literatura, alinhando a criação e a implantação da universidade corporativa, com as etapas elencadas pela academia, visando a disponibilização de uma ferramenta adequada para a aprendizagem contínua.
Keywords: Universidade corporativa
Capital intelectual
Aprendizado contínuo
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1017
Issue Date: 2012
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20947207.pdf242 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.