Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1053
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Contexto facilitador para a criação de conhecimento organizacional |
Authors: | Ungaretti, Fernanda Carolina Machado |
metadata.dc.contributor.advisor: | Gagliardi, Érika Costa Vieira |
Abstract: | Este artigo aborda teorias referentes à criação do conhecimento e o contexto facilitador para cria-lo dentro de uma empresa. A criação do conhecimento é um processo da Gestão do Conhecimento, que vem sendo um tema muito discutido no mercado. A necessidade da inovação e de novos produtos e serviços para o mercado competitivo, exige das empresas um processo de criação do conhecimento eficaz, onde experiências e conhecimentos devem ser compartilhados, conhecimentos devem ser adquiridos, disseminados e utilizados. Neste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica com os principais autores que abordam o tema de criação do conhecimento, e posteriormente tais teorias estudadas foram emparelhadas com estudos de casos publicados que contam histórias de empresas de sucesso que utilizaram a criação do conhecimento e seu contexto capacitador para resolverem problemas, criar novos produtos e promover a inovação. Nota-se, hoje, a necessidade de criação e difusão de conhecimento dentro das empresas, e este processo será exposto neste trabalho evidenciando os benefícios e maneiras de implementá-lo. Foram verificados nos três estudos de caso analisados à luz da teoria as principais dimensões que caracterizam um contexto que facilita a criação do conhecimento. |
Keywords: | Criação do conhecimento Contexto capacitador Gestão do conhecimento |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1053 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | ADM - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20908060.pdf | 4.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.