Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1056
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatias, Alano Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorRocha, Samuel Lewkowiczpt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T14:22:04Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:05:36Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T14:22:04Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:05:36Z-
dc.date.issued2007-01pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1056-
dc.description.abstractEste trabalho monográfico, tem como tema o planejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa Supermaia. O objetivo geral foi analisar a importância do planejamento estratégico no contexto mercadológico. No decorrer dessa monografia foi aplicada teoria pertinente ao assunto planejamento levando em consideração a abordagem de vários autores. A metodologia utilizada pelo trabalho foi à exploratória, na seqüência foram definidos os objetivos gerais, específicos e a situação problema. As técnicas de pesquisa utilizadas foram: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário junto aos funcionários dos níveis estratégico e tático da empresa Supermaia. Durante o estudo da teoria foi possível perceber a relevância da metodologia do planejamento estratégico tanto para o uso de empresas, como de unidades organizacionais e até mesmo por pessoas. A maior parte dos funcionários que participarão da pesquisa reconhecem que a função gerencial planejamento é a que mais contribui para a otimização dos resultados da empresa. Em contrapartida o que chamou a atenção durante o processo de análise dos dados tabulados do questionário foi à dificuldade que os funcionários tem em identificar a contribuição que o estabelecimento da missão, visão e valores trazem para o alcance do diferencial competitivo. O que não acontece quando os funcionários são questionados a respeito da importância que tem a análise do ambiente externo, análise do ambiente interno, a formulação de objetivos, a elaboração de estratégias, o uso do controle e da avaliação dos resultados do planejamento estratégico para o estabelecimento de um diferencial competitivo, aumento da eficiência, eficácia e efetividade e ganho de agilidade no processo de tomada de decisão. Como resposta a pesquisa conclui-se que embora os funcionários tenham a percepção clara dos benefícios que um planejamento estratégico bem elaborado possa proporcionar para o alcance de um diferencial competitivo percebe-se por outro lado que alguns funcionários não entendem a mensagem transmitida pela missão, visão e valores. Para que isso ocorra se faz necessário que se estabeleça uma integração de todos durante o processo de elaboração do planejamento estratégico o que certamente traria maior unidade ao processo gerando com isso maiores benefícios à empresa.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:05:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20301509.pdf.txt: 79153 bytes, checksum: cce745f90fed71df18850c8ca12edf6b (MD5) 20301509.pdf: 259983 bytes, checksum: 4ccf382269913ae0b4be903e0c598d2a (MD5) Previous issue date: 2007-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégico-
dc.subjectDiferencial competitivo-
dc.subjectCompetitividade-
dc.subjectSuperMaia-
dc.titlePlanejamento estratégico como diferencial competitivo para a empresa SuperMaiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-01pt_BR
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20301509.pdf253.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.