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dc.contributor.advisorDiesel, Úrsula Betinapt_BR
dc.contributor.authorBettiol, Liana Watsonpt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T15:18:53Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:08:51Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T15:18:53Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:08:51Z-
dc.date.issued2010-07pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1162-
dc.description.abstractO presente trabalho trata da gastronomia e sua ligação com o homem, mediada pela comunicação de massa. Foi realizado estudo sobre a cultura e comunicação, com ênfase na Indústria Cultural e a consequência da massificação da informação. Conceitos acerca do entretenimento, sociedade do espetáculo e do consumo são abordados para explicar a conjuntura atual da civilização. A história da gastronomia ocidental é apresentada de forma a esclarecer a evolução da mesma. Os exemplos específicos utilizados para análise, o chef Jamie Oliver e o filme de animação Ratatouille são contextualizados com a teoria e avaliados individualmente, dando um panorama amplo do assunto. A partir dos conceitos de mitologia de Roland Barthes, inicia-se a análise buscando explicitar os mitos que fazem parte do imaginário coletivo e que são utilizados pela comunicação para obter respostas rápidas e identificação com o público. Os processos de controle de discurso proferidos por Foucault, em sua “Ordem do Discurso”, ratificam os conceitos encontrados anteriormente e detalham outros tantos, evidenciando assim as escolhas certeiras dessa indústria, no intuito de seduzir os consumidores. O objetivo, portanto, deste trabalho, é identificar o processo comunicativo existente entre a sociedade e a mídia, que faz com que a gastronomia tenha o significado que ela tem hoje.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA gastronomia e a comunicação análise do discurso gastronomia a partir do chef Jamie Oliver e do filme Ratatouillept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2010-07pt_BR
Appears in Collections:PUB - Graduação

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