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metadata.dc.type: TCC
Title: A gastronomia e a comunicação análise do discurso gastronomia a partir do chef Jamie Oliver e do filme Ratatouille
Authors: Bettiol, Liana Watson
metadata.dc.contributor.advisor: Diesel, Úrsula Betina
Abstract: O presente trabalho trata da gastronomia e sua ligação com o homem, mediada pela comunicação de massa. Foi realizado estudo sobre a cultura e comunicação, com ênfase na Indústria Cultural e a consequência da massificação da informação. Conceitos acerca do entretenimento, sociedade do espetáculo e do consumo são abordados para explicar a conjuntura atual da civilização. A história da gastronomia ocidental é apresentada de forma a esclarecer a evolução da mesma. Os exemplos específicos utilizados para análise, o chef Jamie Oliver e o filme de animação Ratatouille são contextualizados com a teoria e avaliados individualmente, dando um panorama amplo do assunto. A partir dos conceitos de mitologia de Roland Barthes, inicia-se a análise buscando explicitar os mitos que fazem parte do imaginário coletivo e que são utilizados pela comunicação para obter respostas rápidas e identificação com o público. Os processos de controle de discurso proferidos por Foucault, em sua “Ordem do Discurso”, ratificam os conceitos encontrados anteriormente e detalham outros tantos, evidenciando assim as escolhas certeiras dessa indústria, no intuito de seduzir os consumidores. O objetivo, portanto, deste trabalho, é identificar o processo comunicativo existente entre a sociedade e a mídia, que faz com que a gastronomia tenha o significado que ela tem hoje.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1162
Issue Date: Jul-2010
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