Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1166| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | Inclusão: revista da educação especial: um instrumento de comunicação publica e de defesa dos direitos humanos |
| Authors: | Oliveira, Misiara Cristina |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Magalhães, Maria Gláucia |
| Abstract: | As transformações no paradigma dos direitos humanos na década de noventa, impulsionadas por uma cidadania planetária protagonista, composta por diferentes sujeitos de direitos, os quais se mobilizam em direção à defesa de direitos específicos como integrantes de uma plataforma universal, influenciam as políticas públicas dos diferentes Estados-Nação e em especial do Brasil. Como decorrência deste referencial ético mais global, as políticas de comunicação e educação passam a ser trabalhadas como direitos fundamentais contextualizadas nesta abordagem contemporânea de direitos humanos. Assim, são desenvolvidos os conceitos mais atuais de comunicação pública, de inclusão e inclusão educacional. Comunicação pública como promotora do interesse público e dos direitos de cidadania; Inclusão como o direito de todos a uma participação plena em todos os ambientes e espaços sociais e inclusão educacional como política e prática pedagógica que promove o acesso, a participação e a aprendizagem de todos os alunos nos espaços comuns da escola, em convívio com os demais de sua geração. |
| Keywords: | Direitos humanos Igualdade Diferença Diversidade Comunicação Comunicação pública Inclusão Inclusão educacional Cidadania |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1166 |
| Issue Date: | Jan-2009 |
| Appears in Collections: | PUB - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 20836529.pdf | 219.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.