Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1186
metadata.dc.type: TCC
Title: A construção da imagem pública de Lula pela revista Veja nas eleições de 1998 e 2002
Authors: Silva, Karina Lima
metadata.dc.contributor.advisor: Seabra, Roberto
Abstract: Os políticos têm usado, cada vez mais, os meios de comunicação como palco para os embates políticos. Com isso, a mídia passou a ser considerada uma importante ferramenta para a construção pública da imagem dos candidatos em uma eleição. Da mesma forma, os mass medias tentam se adaptar a esse papel e, a cada eleição, têm apresentando distintas coberturas eleitorais. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar a diferença do enfoque dado pela revista Veja às eleições de 1998 e 2002, principalmente, no que se refere à apresentação do candidato do Partido dos Trabalhadores, Luís Inácio Lula da Silva. Para isso, foi utilizada a proposta de análise ideológica de John Thompson, na qual afirma que a construção das informações tem como finalidade a sustentação das relações de poder. Assim, os meios de comunicação agendariam temas a serem tratados em certos períodos dando ênfase às imagens que desejam fixar no imaginário da população.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1186
Issue Date: Jan-2005
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9712263.pdf273.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.