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dc.contributor.advisorAmorim, Lara Santos dept_BR
dc.contributor.authorFraga, Ana Cecilia Paranaguapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T15:13:46Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:09:07Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T15:13:46Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:09:07Z-
dc.date.issued2008-01pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1232-
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo analisar de que forma a História do Brasil foi representada no quadro É muita história, veiculado no segundo semestre de 2007, no programa dominical Fantástico, da emissora Rede Globo. Foram escolhidos três, dos nove quadros apresentados, para a análise. O trabalho tem como foco compreender por quais motivos a representação da história, na Rede Globo (enquanto canal aberto às massas), é realizada por meio do entretenimento, sem nenhum tipo de incentivo ao pensamento crítico e as conseqüências deste tipo de abordagem. Observando-se a diferença entre os programas de conteúdo histórico oferecido, pela mesma emissora, nos canais pagos da TV à cabo e no canal aberto às massas. Após uma breve exposição do contexto social e educacional da sociedade brasileira, bem como das suas raízes culturais, buscou-se nas teorias da comunicação de massa como Newsmaking e Agenda Setting e na teoria das Representações Sociais, da Psicologia Social, a melhor forma de descrever e analisar o quadro, observando-se que o quadro É muita história fazia o uso de recursos, como paródia e estereotipação, para representar a História do Brasil, chegando à conclusão de que o programa apresentado pelo quadro tinha como principal alvo a audiência e não a qualidade da informação. Ao final, são sugeridos programas e canais alternativos com programas de conteúdo histórico em outros formatos, como documentários, por exemplo. É realizada também uma discussão sobre a TV pública e a omissão do poder público frente à programação veiculada nas grandes emissoras como Rede Globo, SBT e Record, guiadas pelas leis do mercado.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:09:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20462132.pdf.txt: 99055 bytes, checksum: f3c806d274eccc87c159215d74be35d9 (MD5) 20462132.pdf: 344602 bytes, checksum: 7a11a92b629067064e462aa023a31de1 (MD5) Previous issue date: 2008-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA história do Brasil na televisão: análise da série É Muita História da Rede Globo
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-01pt_BR
Appears in Collections:JOR - Graduação

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