Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1233
metadata.dc.type: Monografia
Title: Orelhas de livros: um universo pouco observado
Authors: Miguel, Ligia Medeiros
Abstract: O tema desta monografia é a influência da orelha do livro no leitor, enquanto elemento motivador para a leitura do texto completo. O problema a ser investigado refere-se ao questionamento se as editoras têm utilizado orelhas de livros como uma forma de comunicação publicitária. Para responder a questão, o estudo terá como objetivo geral a análise da redação utilizada nas orelhas de livros e se elas se caracterizam como uma forma de comunicação publicitária. Para responder a esse questionamento optou-se por três métodos de pesquisa distintos: a pesquisa bibliográfica, para compor o embasamento teórico necessário; a pesquisa documental com a seleção e análise das orelhas de diferentes edições de uma obra de um autor nacional reconhecido, e a pesquisa primária, utilizada em um estudo exploratório junto a leitores freqüentes. Com a conclusão do trabalho foi possível perceber que, para os leitores, as orelhas são de grande importância para a compra e leitura do texto completo, demonstrando um grande potencial na condição de veículo de comunicação publicitária. Por outro lado, a análise das edições selecionadas demonstra, pelo menos no âmbito desta pesquisa, que as editoras não têm explorado com efetividade o potencial deste veículo, seja em relação ao seu formato, quanto em relação à sua linguagem e conteúdo, desperdiçando seu poder de persuasão na escolha do consumidor. Finalmente, é apresentada uma breve discussão com os leitores com relação ao papel e necessidade de orelhas nos livros virtuais (e-books).
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1233
Issue Date: Jan-2010
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20655154.pdf441.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.