Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1350
metadata.dc.type: TCC
Title: JORNAL-LABORATORIO: teoria e pratica: um estudo de caso do jornal-laboratório esquina
Authors: Neves, Leila Dourado
metadata.dc.contributor.advisor: Braga, Fernando
Abstract: Esta monografia teve como objeto de pesquisa o jornal-laboratório Esquina. Foram analisadas as diferenças entre o prescrito e o real nas ações do jornal-laboratório, buscou-se neste estudo contribuir para a melhoria da instituição, dos profissionais formados por ela e principalmente da sociedade. O jornal-laboratório apesar de ser um tema antigo, ainda é pouco explorado como trabalho científico e com pouca bibliografia disponível. Utilizou-se a metodologia de pesquisas em livros, teses, dissertações que falam sobre jornal-laboratório. Além de pesquisas realizadas em documentos e livros, fontes oficiais de informação, foram realizadas entrevistas com os professores responsáveis pelo Esquina e pela Coordenação do Curso de Comunicação Social Jornalismo. A Internet também foi utilizada como fonte de atualização e pesquisa. Em geral observou-se que o principal público alvo do jornallaboratório Esquina são os jornalistas, porém o jornal não tem uma publicação voltada a esse público. Foi observado nas edições pesquisadas que o jornal Esquina tem demonstrado grande preocupação em apurar as notícias com responsabilidade e imparcialidade. Recentemente o Esquina passou por várias mudanças, projeto gráfico e diagramação específicos para formato standard que substitui o formato tablóide. A pesquisa teve como principal limitação, o fato de não existir memória do Jornal Esquina. A primeira edição encontrada nos arquivos da biblioteca é de 2001. Como sugestão para pesquisas futuras, pode-se elaborar questionários com perguntas abertas e fechadas com o objetivo de conhecer a opinião dos jornalistas a respeito do tema jornal-laboratório.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1350
Issue Date: Jan-2005
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20165137.pdf1.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.