Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1355
metadata.dc.type: Monografia
Title: O frisson da gastronomia na sociedade pós-moderna
Authors: Ramos, Camila Siqueira Campos Roxo
Abstract: O presente trabalho trata das representações culinárias no mundo pós-moderno, procurando evidenciar como os valores aclamados por essa sociedade influem no seu modo de nutrição. São realizados estudos sobre cultura e comunicação, onde é dada uma ênfase à Cultura de Massa e suas produções industriais. Para que sejam constatadas as influências atuais é necessário percorrer o caminho da história gastronômica do mundo ocidental, vislumbrando a origem dos discursos que justifiquem o uso de certos ingredientes, e perceber quando houve a passagem da necessidade alimentar básica para o desejo impulsivo acionado pela gula. A Análise de Discurso é utilizada como dispositivo teórico, tendo como base a obra de Eni Orlandi, a qual é complementada com o enfoque à produção de sentido, em que elementos constituintes do signo são expostos para que seja feita uma conexão com o conceito de mito e seus sentidos conotados, elucidados por Barthes. A apreensão desses conceitos dá forma ao conteúdo da moda e explica a criação de desejos espetaculosos tão em voga ultimamente, fundamentados por autores como Gilles Lipovetsky e Guy Debord. O discurso do modismo é o referencial para a configuração da análise, que vem amparada com exemplos que não apenas reforçam valores pós-modernos - como niilismo e hedonismo -, mas que também ajudam a perceber a coerência do discurso culinário face toda a conjuntura. É importante lembrar que os exemplos descritos na análise se configuram em um cenário nacional e tentam mapear o cardápio da nossa época.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1355
Issue Date: Jan-2005
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20166908.pdf696,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.