Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1366
metadata.dc.type: Monografia
Title: O balanced scorecard com estudo de caso na empresa Brasil Telecom S/A
Authors: Martins, Alessandra Madeira de Biase
Abstract: O planejamento estratégico projeta os caminhos em que a empresa deve optar para alcançar o sucesso almejado. Portanto, são definidos objetivos e metas, cenários criados para se analisar a situação atual e futura da organização em relação a seus clientes, seus concorrentes, o mercado em que ela está inserida, entre outros. Enfim, muitos estudos e análises são feitos para a construção do planejamento estratégico, incluindo um constante acompanhamento, para que a empresa possa tomar decisões estratégicas eficientes e estar sempre preparada para as transformações do mercado. Foi a partir da filosofia do planejamento estratégico que nasceu o Balanced Scorecard. Esta ferramenta de gestão foi desenvolvida recentemente e já está sendo adotada por várias empresas do Brasil. O Balanced Scorecard consiste em criar um cenário balanceado da organização por meio de indicadores de desempenho, os quais não medem apenas dados financeiros, mas também dados dos clientes, do ambiente interno da empresa e do aprendizado de seus funcionários. Através do Balanced Scorecard, a empresa consegue analisar a empresa como um todo, definindo metas individuais para cada gerência. Desta forma, o Balanced Scorecard funciona como um impulsionador da organização, a conduzindo para o alcance do crescimento financeiro.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1366
Issue Date: Jun-2005
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20167310.pdf299,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.