Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1387
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A guerra fria no cinema hollywoodiano |
Authors: | Lucena, Eduardo Gomes |
metadata.dc.contributor.advisor: | Carvalho, Maíra |
Abstract: | A representação dos acontecimentos domina a apresentação dos fatos no cinema militar-industrial. Durante a Guerra Fria, período de bipolarização mundial originada na divergência entre capitalistas (liberados pelos estadunidenses ) e socialista (liderados pelo soviéticos), o poder real dividiu-se entre a logística das armas e a logística das imagens e dos sons. A propaganda da Guerra Fria se esforçava por incutir na sociedade a superioridade deste ou daquele sistema. Neste período, Hollywood refreou os filmes de espetáculo meramente por espetáculo, em ascensão, e investiu nos filmes propaganda. Duas modalidades se destacaram mais: os filmes de espionagem que passaram a ser fortemente impregnados pelo clima anti-soviéticos e os filmes de ficção científica, que refletiam a inquietação dos estadunidenses, obcecados pela eminente Guerra Nuclear e as Corridas Armamentista e Espacial. O objetivo deste estudo é analisar a propaganda anti-soviética- um serviço cinematográfico dos exércitos, encarregado de garantir propaganda dirigida às população civis, visando promover o capitalismo estadunidense- embutida nos filmes hollywoodianos na última década da Guerra Fria. |
Keywords: | Guerra Fria Cinema Hollywood Filme propaganda Semiologia Semiótica Rocky |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1387 |
Issue Date: | Jul-2006 |
Appears in Collections: | PUB - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20316900.pdf | 304.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.