Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1503
metadata.dc.type: TCC
Title: O uso de dados secundários para a segmentação de mercado consumidor de micro e pequenas empresas de varejo do Distrito Federal
Authors: Camargos, Renata Freire
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Regina Célia Xavier
Abstract: Este trabalho pretende mostrar que os dados secundários disponíveis sobre o Distrito Federal podem nortear o micro e pequeno empresário da região a segmentar o seu mercado consumidor. Para isso, em primeiro lugar, procura expor a importância da segmentação do mercado consumidor para as micro e pequenas empresas, trazendo a realidade vivenciada por elas no país e proporcionando uma base teórica para que o empresário entenda que é imprescindível ter um foco a ser seguido a fim de agir estrategicamente. Neste contexto dados demográficos e socioeconômicos aparecem como ponto de partida para a segmentação de mercado, uma vez que são capazes de traçar o perfil do público-alvo, além do tamanho e potencial do mercado. Sendo assim, são selecionadas e analisadas, quanto à utilidade, pesquisas de fontes oficiais disponíveis no Distrito Federal sobre o tema. O intuito é esclarecer como os dados secundários podem auxiliar a segmentação de mercado consumidor de micro e pequenas empresas. Dessa forma, a finalidade é deixar claro que os micro e pequenos empresários não precisam trabalhar com pressuposições e hipóteses infundadas e diversas em virtude da falta de capital financeiro. Isto porque a utilização de dados secundários barateia o processo de pesquisa, dando abertura ao amparo de um profissional de marketing. Assim, realiza-se um trabalho planejado e consistente, contribuindo para a solidez da empresa.Como resultado, proporciona-se uma visão estratégica ao micro e pequeno empresário, abrindo caminho para a conscientização sobre a utilidade prática do marketing e, em particular, da segmentação de mercado consumidor. É um esforço para a profissionalização da micro e pequena empresa no Distrito Federal, em busca da prosperidade do negócio.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1503
Issue Date: Jul-2006
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20266754.pdf279.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.