Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1549
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Estudo de caso do filme Scarface |
Authors: | Pinto, Isabel Noronha Gonçalves Costa |
metadata.dc.contributor.advisor: | Carvalho, Renata Innecco Bittencourt de |
Abstract: | Este trabalho trata das repercussões e polêmicas do filme Scarface. Inicialmente, em 1983, esse filme não foi bem recebido. Tanto a crítica quanto o público odiaram o trabalho do diretor Brian de Palma. Remake de 1932, do diretor Howard Hawks, retrata a história do personagem cubano Tony Montana, que ao entrar nos Estados Unidos pelo Mariel Boatlift, atinge o “topo” por meios não convencionais: vendendo cocaína e matando. Durante o desenvolvimento do trabalho, uma pesquisa sobre Hollywood foi feita – dos anos iniciais até os dias atuais - paralelamente uma pesquisa sobre acontecimentos marcantes para os Estados Unidos, para compreender como isso afetava e afeta o mundo hollywoodiano. Cada década tem seu “tipo” de filme que a define, ou é mais utilizado, dependendo de várias situações: políticas, sociais, econômicas etc. Em época de guerra, por exemplo, vários filmes dessa natureza surgem, ou os filmes seguem um caminho totalmente escapista: tirar a atenção do verdadeiro problema e divertir o público. Após entender a falta de sucesso nos anos 80, será explicado como o filme veio a ser “compreendido” e adorado no final da mesma década, e no começo dos anos 90. A relação entre Scarface e o Hip Hop será explorada, pois, foi um catalisador para o sucesso atual. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1549 |
Issue Date: | Jul-2007 |
Appears in Collections: | PUB - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20427287.pdf | 191.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.