Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1549
metadata.dc.type: TCC
Title: Estudo de caso do filme Scarface
Authors: Pinto, Isabel Noronha Gonçalves Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Carvalho, Renata Innecco Bittencourt de
Abstract: Este trabalho trata das repercussões e polêmicas do filme Scarface. Inicialmente, em 1983, esse filme não foi bem recebido. Tanto a crítica quanto o público odiaram o trabalho do diretor Brian de Palma. Remake de 1932, do diretor Howard Hawks, retrata a história do personagem cubano Tony Montana, que ao entrar nos Estados Unidos pelo Mariel Boatlift, atinge o “topo” por meios não convencionais: vendendo cocaína e matando. Durante o desenvolvimento do trabalho, uma pesquisa sobre Hollywood foi feita – dos anos iniciais até os dias atuais - paralelamente uma pesquisa sobre acontecimentos marcantes para os Estados Unidos, para compreender como isso afetava e afeta o mundo hollywoodiano. Cada década tem seu “tipo” de filme que a define, ou é mais utilizado, dependendo de várias situações: políticas, sociais, econômicas etc. Em época de guerra, por exemplo, vários filmes dessa natureza surgem, ou os filmes seguem um caminho totalmente escapista: tirar a atenção do verdadeiro problema e divertir o público. Após entender a falta de sucesso nos anos 80, será explicado como o filme veio a ser “compreendido” e adorado no final da mesma década, e no começo dos anos 90. A relação entre Scarface e o Hip Hop será explorada, pois, foi um catalisador para o sucesso atual.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1549
Issue Date: Jul-2007
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20427287.pdf191.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.