Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1575
metadata.dc.type: TCC
Title: Marketing político: a imagem politica do candidato Lula no ano de 2002
Authors: Moreira Neto, Ary Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor: Godoy, Marcelo
Abstract: O presente trabalho avalia a importância do marketing no contexto político nacional. Realiza um estudo de como e quando o marketing passou a ser uma peça chave na vida das empresas e como ele consegue atrair o consumidor, contando um pouco da história do marketing político e como o mesmo chegou ao Brasil, com Getulio Vargas. Tem como foco as eleições de 2002, quando o povo brasileiro elegeu Luiz Inácio Lula da Silva. Pela 1ª vez, um operário de esquerda, líder das classes sindicais, foi eleito à presidência da República. Brevemente comenta sobre a corrida presidencial que começou em 1989, quando Lula disputou sua primeira eleição à Presidência da República, até o ano de 2002, quando conseguiu alcançar seu objetivo e se eleger. O conteúdo deste relata, desde o começo da campanha presidencial de Lula em 2002, as dificuldades políticas por que seus adversários passaram, os sentimentos que levaram a população a desenvolver um pensamento de mudança administrativa do país, o que facilitou e fez com que o candidato petista ganhasse as eleições de 2002 e como o marketing político influenciou o resultado das eleições através do trabalho realizado por Duda Mendonça, o marqueteiro político da campanha presidencial de Lula. Como recursos materiais para a realização das pesquisas foram utilizados livros que tratam de marketing político, artigos de revistas e jornais e sítios da internet que tratam sobre marketing, marketing político e sobre a história política de Luiz Inácio Lula da Silva.
Keywords: Marketing político
Eleições
2002
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1575
Issue Date: Jul-2007
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20378316.pdf282.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.