Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1584
metadata.dc.type: Monografia
Title: Teste transcultural de propaganda
Authors: Martins, Rodrigo Mendonça
Abstract: A presente pesquisa tem como propósito identificar a relação entre tipos motivacionais na percepção de peças de produtos estéticos, para brasileiros e estadunidenses. Procura-se analisar qual a peça que eles se identificam mais, qual a marca preferida e qual chama mais atenção. As peças escolhidas foram a da marca Nivea, que tem uma proposta antiga, usando modelos, mulheres bonitas e a peça da Dove, usando uma nova proposta, utilizando mulheres ‘’comuns‘’. O questionário foi disponibilizado através da web, tanto para brasileiros quanto para estadunidenses. Acessaram o questionário 133 pessoas do Brasil e 30 pessoas dos Estados Unidos, em suas respectivas línguas. A pesquisa foi respondida por 73,7 % de mulheres e 26,3% de homens no Brasil, e nos Estados Unidos, 56,7% eram mulheres e 43,3% eram homens, todos usuários de Internet. A análise dos dados foi feita através da análise descritiva (média, moda e desvio padrão) e análise inferencial (correlação). Os resultados mostraram que 100% dos brasileiros conhecem tanto a marca Dove, quanto a Nivea, enquanto 93,4% dos estadunidenses conhecem a marca Nivea e 76,6% conhecem a marca Dove. 93,2% dos brasileiros e 63,4% de estadunidenses usam ou já fez uso da marca Nivea e 93,9% dos brasileiros usam ou já fizeram uso da marca Dove. Os brasileiros com 53,1% e estadunidenses com 55,1% preferem à marca Dove, e com 79,8% de brasileiros e 70% de estadunidenses, se identificam mais com a peça publicitária da marca Dove. E 82,4% dos brasileiros e 83,3% dos estadunidenses, consideram que a peça da Dove chama mais atenção. O objetivo do trabalho foi alcançado mostrando que pode haver diferenças em relação à percepção de escolhas de propagandas entre culturas, ou não, depende da proposta da peça apresentada, e essa percepção pode variar até mesmo entre o sexo feminino e masculino.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1584
Issue Date: Jan-2007
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20378610.pdf296.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.