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metadata.dc.type: TCC
Title: Como os fiéis percebem o uso que a religião católica faz do marketing como meio de evangelização, captação e manutenção de fiéis
Authors: Nunes, Marinete Moreira de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor: Pérez-Nebra, Amalia Raquel
Abstract: O uso do Marketing dentro das religiões é evidenciado em diversos estudos, e nesse trabalho ele foi abordado dentro da Igreja Católica, buscando saber se seus fiéis percebem esse uso e quais ferramentas são percebidas por eles com maior facilidade. Para isso utilizou-se como fonte de pesquisa um questionário, o qual foi aplicado para obtenção de dados que possibilitasse descobrir se os fiéis estão a par do uso do Marketing e de suas ferramentas entre elas a comunicação dentro da igreja, como mais um meio de captar, manter e evangelizar os fiéis. A pesquisa trouxe o respaldo para traçar uma linha entre a opinião de autores e a coleta de dados resultante da aplicação do questionário. Os resultados demonstraram que os fiéis estão a par do uso do Marketing como forma de evangelizar. Porém existem alguns fiéis que não acreditam que isso ocorra, porque acreditam que o Marketing é venda e que na igreja efetivamente não se vende nada, portanto, o mesmo não é utilizado ali. Dentre as 196 pessoas 66,7% declararam perceber o uso do Marketing dentro da igreja católica para essas as ferramentas mais percebidas são propaganda (40,3%), fidelização (30,6%), segmentação (10,7%) e poucas declararam perceber outras ferramentas (5,1%) dentre elas política foi a mais apontada (1%). Portanto o Marketing dentro da igreja católica é percebido pelos fiéis e uma das características marcantes desta afirmação é o P de promoção onde são feitas as propagandas dos eventos referentes a igreja.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1596
Issue Date: Jan-2005
Appears in Collections:PUB - Graduação

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