Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1630
metadata.dc.type: TCC
Title: O outro lado do muro: um estudo sobre a abordagem jornalística da Tv Record Brasília a respeito dos acontecimentos no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE)
Authors: Morais, Lucelle Lourenço Gomes
metadata.dc.contributor.advisor: Ferreira, Luiz Cláudio
Abstract: Este trabalho apresenta um estudo sobre a informação noticiada por uma emissora de televisão sobre os acontecimentos no Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje) do Distrito Federal. O objetivo é identificar como a instituição aparece na imprensa e de que forma a cobertura jornalística apresenta o trabalho de ressocialização e a representação dos adolescentes em conflito com a lei à sociedade. Esta pesquisa constatou que a violência praticada pelos internos é mostra como único fato de relevância no telejornal analisado os métodos de reeducação e projetos sociais desenvolvidos com os adolescentes são simplesmente desconsiderados. Uma destas representações, a do telejornal DF Record são veiculadas matérias que acabam por relatar apenas fatos e não incitam reflexões para mediar o debate na sociedade. Por esta razão, uma análise do telejornal com o intuito de verificar o modo como são noticiados os fatos e eventos relacionados aos adolescentes infratores foi realizado. Para isso, foram utilizadas as técnicas de análise documental e de conteúdo, revisão bibliográfica e observação direta. Ao todo, foram realizadas três entrevistas com profissionais de comunicação, duas com fontes relacionadas à instituição e analisadas nove matérias e duas notas veiculadas no telejornal. Foi estruturada uma pesquisa do qual fazem parte conceitos sobre jornalismo regional e os critérios de noticiabilidade empregados na cobertura jornalística. Ainda nesse contexto, foi apresentado um pequeno retrato histórico do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje).
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1630
Issue Date: Jul-2007
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20413352.pdf266.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.