Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1681
metadata.dc.type: TCC
Title: A arte na propaganda: a propaganda como forma de arte
Authors: Bortoli, Felipe Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor: Ramos, André
Abstract: Na propaganda, a Arte aparece com grande freqüência. Muitas peças publicitárias gráficas são baseadas em artes plásticas, música, cinema ou literatura (a propaganda cita a arte tanto quanto a recria e imita, além de muitas vezes usar a mesma linguagem). Ao mesmo tempo, a Arte muitas vezes foi usada como propaganda (foi o caso da arte sacra, que foi criada especialmente para propagar a religião cristã, conquistando novos seguidores para a Igreja Católica Apostólica Romana e do cinema russo stalinista, feito para apoiar a Revolução Russa e a ideologia socialista), assim como a propaganda foi usada como arte (obras essencialmente artísticas copiavam e citavam a publicidade em suas linguagens e temas, como foi o caso das criações da Pop – Art e da Art Nouveau, que muitas vezes se inspiraram em embalagens e cartazes). E, por fim, os conceitos da direção de arte são a base da criação publicitária. Esses elementos em comum entre ambas mostram que tanto a arte é uma forma de propaganda quanto a propaganda é uma forma de arte. Este trabalho procura estabelecer um paralelo entre essas duas formas de manifestação e construção de idéias e conceitos – arte e propaganda – por meio da construção de referenciais teóricos de ambas as áreas e, de forma mais intensa, por meio da análise comparativa entre obras de arte e peças publicitárias.
Keywords: Arte
Publicidade
Propaganda
Cultura
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1681
Issue Date: Jan-2008
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20217485.pdf4.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.